Flamengo é o quarto melhor time do mundo em 2019, diz IFFHS

Rubro-negro ficou atrás apenas de gigantes ingleses e do Barcelona

A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) divulgou nesta semana a atualização do seu ranking internacional de clubes, e com uma novidade que atingiu o futebol brasileiro: o Flamengo ocupa a quarta colocação – o único sul-americano entre os 10 primeiros.

A lista leva em conta a temporada de 2019, em que o clube carioca conquistou a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro, além de ter sido vice-campeão do Mundial de Clubes, no Catar.

“Quem viu o futebol ao vivo do Flamengo neste ano concorda com essa posição: o time realmente encantou o mundo no ano passado”, analisa o jornalista esportivo Hugo Morelli.

O Flamengo ficou atrás do Liverpool (ING), do Barcelona (ESP) e do Manchester City (ING), respectivamente, e à frente de gigantes como Chelsea (ING), na oitava colocação, e Paris Saint-Germain (FRA), na nona. O melhor brasileiro depois do Flamengo é o Palmeiras, na 12ª posição. Em seguida ainda estão o Atlético-MG, na 13ª, o Grêmio, na 15ª, e o Internacional, no 18º lugar.

Outras 12 equipes do Brasil aparecem na lista, que tem um total de 400 times.
O Corinthians, por exemplo, ocupa a 60ª colocação, enquanto o Santos está na 130ª e o São Paulo, a 189ª. O Cruzeiro, rebaixado para a Série B do Brasileirão, terminou 2019 na 63ª colocação, e o Athletico-PR, campeão da Sul-Americana, ficou na 52ª

A IFFHS é reconhecida pela FIFA e publica rankings de clubes todo mês, mas a sua lista mais famosa é a divulgada no começo de cada ano, realizada pela avaliação de diversas estatísticas e até a presença de alguns funcionários da instituição em jogos ao vivo.

Lista dos melhores clubes do mundo da IFFHS:
Liverpool (ING)
Barcelona (ESP)
Manchester City (ING)
Flamengo (BRA)
Celtic (Escócia)
Valencia (ESP)
Ajax (HOL)
Chelsea (ING)
PSG (FRA)
Wolverhampton (ING)
Dínamo Zagreb (Croácia)
Palmeiras (BRA)
Atlético-MG (BRA)
Rangers (Escócia)
Grêmio (BRA)
River Plate (ARG)
Juventus (ITA)
Internacional (ITA)
Esperánce (Tunísia)
Libertad (Paraguai)

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos