O Grenal que faltava: times se encontram em inédita final da Copa São Paulo

É a quinta vez que não há equipes paulistas na decisão da competição de base mais importante do país

Grêmio e Internacional fazem, na manhã deste sábado (25), o primeiro Grenal da história da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O jogo ao vivo será no estádio do Pacaembu, às 10h, em evento que marca o aniversário de 466 anos de São Paulo.

O Internacional parte em busca do seu quinto título na competição. A equipe Colorada já disputou a final em cinco ocasiões, vencendo quatro vezes (1974, 1978, 1980 e 1998). Em 1972 perdeu a decisão para o Nacional (SP). Já o Grêmio disputa a sua segunda final de Copinha: antes, perdeu a decisão de 1991 para a Portuguesa.

A decisão da Copa São Paulo de 2020 terá entrada gratuita, mas exigiu da Federação Paulista de Futebol uma organização diferente de outras finais: as arquibancadas vão estar divididas por torcidas – o que não acontece quando os clássicos são disputados entre equipes paulistas.

O setor laranja será destinado à torcida do Internacional, e os setores verde e amarelo à torcida do Grêmio. Os ingressos para quem deseja ir à final são limitados e devem ser impressos pelo site copasp.ligatech.com.br.

É apenas a quinta vez em toda a história do torneio que não haverá nenhum time paulista na grande decisão. Além disso, é a terceira vez que o troféu será disputado em um clássico sem times paulistas. Fluminense e Botafogo decidiram o título em 1971, com vitória tricolor, e o América-MG venceu o Cruzeiro em 1996. Exceto os clássicos, o Internacional venceu o Atlético-MG em 1980 e o Flamengo venceu o Bahia em 2011.

A Copa São Paulo de Futebol Júnior é disputada desde 1969, mas ficou um ano sem disputa – 1987.

Ao contrário, times de São Paulo já se encontraram na final em 21 oportunidades, sendo seis delas clássicos entre os grandes clubes do Estado (veja a lista dos confrontos abaixo)

A Copinha já reuniu 21 campeões diferentes durante sua disputa. O maior deles é o Corinthians com 10 conquistas. Depois vem o Fluminense com cinco, São Paulo (atual campeão), Internacional e Flamengo com quatro, Santos e Atlético-MG com três, Ponte Preta, Nacional-SP e Portuguesa com duas, e Santo André, Juventus-SP, Cruzeiro, Guarani, Vasco, América-SP, América-MG, Lousano Paulista-SP, Barueri-SP, Marília-SP e Figueirense são as equipes que venceram o torneio uma vez cada.

Após Internacional e Grêmio eliminarem os paulista Corinthians e Oeste, respectivamente, na semifinal, a promessa é de um grande espetáculo para quem for assistir o futebol ao vivo da decisão. Durante o torneio, o Inter acumula seis vitórias e dois empates, tendo marcado 15 gols e sofrido três. E o Grêmio, por sua vez, também venceu em seis oportunidades e empatou em duas, com 18 gols marcados e três sofridos.

Clássicos paulistas em finais de Copa São Paulo

Corinthians 4 x 2 Palmeiras em 1970;
Santos 2 x 1 Corinthians em 1984;
São Paulo 4 x 3 Corinthians em 1993;
São Paulo 2 x 0 Corinthians em 2004;
São Paulo 1 x 1 Santos (3 x 0 nos pênaltis) em 2010;
Santos 2 x 1 Corinthians em 2014.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos