Defensoria pede a Equatorial esclarecimentos sobre erros em faturas de energia elétrica

Recentemente, a empresa de energia admitiu a possibilidade de erro, após leitura equivocada gerar uma fatura de R$ 842 mil para consumidor alagoano; Só em 2019, Núcleo da Defensoria contabilizou mais de 800 reclamações do valor cobrado pela empresa

Diante do alto índice de reclamações que apontam erros na medição do consumo de energia elétrica, em Maceió, a defensora pública do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública (NUDECON), Norma Suely Negrão, oficiou à Equatorial Energia, na tarde de ontem, 27, solicitando informações sobre a margem de segurança da leitura dos medidores de energia elétrica e quais os parâmetros adotados pela empresa para identificar e corrigir possíveis erros de leitura, sem prejudicar os consumidores.

O ofício também estabeleceu um prazo de 10 dias para que a empresa encaminhe as informações solicitadas e explique quais medidas têm sido tomadas para sanar, de vez, o problema.

De acordo com a defensora, em 2019, a Defensoria Pública recebeu mais de 800 reclamações sobre discrepâncias em faturas de energia elétrica.

“Muito embora não sejam cobranças no valor estratosférico, a grande quantidade de reclamações evidencia a mesma discrepância entre o valor cobrado na fatura, diverso da leitura e da realidade do consumo residencial e dos aparelhos eletrodomésticos que guarnecem suas residências, e que também não refletem qualquer cobrança por recuperação de consumo”, explicou a defensora.

Segundo Norma Negrão, recentemente, a Equatorial Energia admitiu publicamente, após uma situação de cobrança muito acima do possível, que os erros de leitura acontecem. “Contudo, esse erro não é possível ou aceitável, porque do outro lado nós temos o consumidor e ele sofrerá com o erro. Assim, eu questiono, em situações em que a discrepância entre os valores habituais e a fatura errada não é flagrantemente equivocada, mas ainda assim fora dos padrões de consumo da residência, como a empresa atua para evitar que fatos assim aconteçam?”, questionou.

Fonte: Defensoria Pública Estadual

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10 Comentários

  • Rochele Lima says:

    Graças a Deus alguém está olhando por nós, um absurdo o valor dobrar sem você ter adquirido nem um eletrodoméstico a mais !!!!
    Nos ajude !

  • Aldir says:

    O nome disso é” se cola colou”. Já que tem muita gente sem instrução e honesta que não quer ficar com nome “sujo” na praça, quando recebe uma conta num valor absurdo acha que o erro é dela e faz de tudo pra pagar. Que sai na boa é a equatorial que recebe sem prestar o serviço. A cota veio alta? Reclame. Não invente de pagar sem antes fazer consulta de onde saiu aquele valor que a equatorial quer receber a vista, mas pra pagar quer fazer em suaves prestações. E cobrem na justiça pelo abuso.

  • Taciana says:

    Assim que a Equatorial assumiu no lugar da Eletrobrás chegaram 4 cobranças de 5 anos anteriores, cujo o comprovante já não estava em minhas mãos, tive que pagar porque tenho 3 filhos e não queria que eles ficassem sem luz, pois junto com as contas veio o aviso de corte. Em várias outras casas tbm chegaram débitos de muitos anos antes.

  • Simone says:

    Erros acontecem, porém todos os meses? Eu mesma tinha um gela’agua, desliguei, não estamos mais ultilizando, quando chega a noite ultilizo apenas um bico de luz no interior da minha residência, usando faz tempo roupa sem passar a ferro elétrico, a frente da minha casa fica um breu, passei a usar a máquina de lavar uma vez na semana, durante o dia todos saem(somos em três pessoas), e fazendo todo o tipo de economia a energia sobe todo mês, exorbitantimente.
    Aliás trocaram o medidor de minha casa, aí a energia subiu, mas acredito que a empresa não satisfeita, voltou e trocaram novamente sem explicação do porque da troca, quando indaguei o funcionário falou que quando saem pra serviço na rua já vêem com pauta certa pra determinada residência, depois disso ficou um funcionário da equatorial vindo de moto três vezes na semana, parava do outro lado e ia verificar o relógio, vi isso através da filmagem de duas câmeras, depois disso o cancão cantou e a conta subiu demais, a partir daí a empresa deve ter se dado por satisfeita. Sinto como fossemos plebeus à mercer dos descasos de um rei tirano.

  • Maria de fatima says:

    Em dezembro vieram contar a minha energia e quem estava em casa era minha sobrinha ,o cara de pau simplismente olhou o contador e foi embora minha sobrinha saiu correndo atrás dele pra perguntar sobre o recibo simplismente agora em janeiro eu fui lá pegar e minha conta de 190 a 210 que ainda é cara passou pra quatrocentos reais estou aqui com o recibo e ainda não paguei e só estou porque peguei lá no dia que vieram contar dizeram que não tinha papel na maquineta.

  • Oruam says:

    Na minha residência também, trocaram o relógio em outubro e no mesmo dia liguei pra lá reclamando da instalação que fizeram, pois já instalaram o relógio com alteração nos números, deixaram marcando 280, e a atendente do 0800 disse que a instalação deveria está zerada. Isso uns 3 dias antes da “leitura”, e quando veio a conta da energia veio muito mais do que eu pagava normalmente. Moro só, saiu cedo por volta das 6h, passo o dia fora de casa, só chego depois da faculdade por volta das 22:40. Não tenho tv, não tenho ar, nem chuveiro elétrico. Tudo que tenho e que uso é notebook, modem, geladeira, ventilador e máquina de lavar q só ligo 1 vez por semana. E a conta de energia anda vindo em torno de 250 reais, e a equatorial todo mês dia q é por conta do acúmulo de energia. Absurdo isso! Sempre paguei a taxa mínima.

  • Rosivaldo says:

    Estamos pagando umas das tarifas mais cara de energia em todo esse tempo
    Pagamos por impostos que vem cobrando e a justiça fecham os olhos
    Precisamos de ajuda empresa equatorial está cobrando um abissurdo na tarifas de energia
    Pedimos socorro nós população de Alagoas

  • André says:

    Absurdo mesmo, mas lembro quando funcionário da Eletrobras em vários atendimentos escutava muito a população falar ” é bom que privatize, tem que privatizar essa Eletrobras não presta” só ficava triste com a indagação, mas tá aí agora é se acostumar, e isso é certo daqui a pouco tá todo mundo acostumado, isso é Brasil.

  • Fabio Moura says:

    Meu consumo dobrou quando trocaram o medidor pelo digital, com a mesma quantidade de electrodomésticos. Fui questionar o motivo e disseram que o meu anterior estava contando errado. Como podem afirmar se nao me provaram com nada?? Moro no apto quase 15 anos e sempre foi a media de 190,00a 230,00hoje minjas últimas contas dos ultimos 3 meses fora mais de 400,00. Dificil de aceitar pois trabalho nume empresa que sao 5 ar condicionado ligados o dia todo, 08 computadores e a cobta nao passa de 580,00.
    Isso esta errado Pessoal depois que Equatorial assumiu estamos sendo lesados alguem tem q nos representar

  • Realmente esta impresa esta muito adesejar cobranças absurdas funcionários mal educado sem fala q eles metem a mão no mediador nao lhe comunica nada se pagamos o medidor e nosso temos de ser informado de qualquer serviço nele estao atropelando nossos direitos

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