Sucuri de 5 metros tenta atravessar avenida, para trânsito e é resgatada ‘na mão’; Veja vídeo

Vídeos mostram carros e ônibus parados antes de homens fazerem resgate com as mãos.

O trânsito em uma das maiores e mais movimentadas avenidas de Manaus ficou parado na manhã desta quarta-feira (29) por conta de uma sucuri que tentava ”atravessar a rua”. Vídeos registraram o momento em que carros e ônibus precisaram parar na Djalma Batista até que a cobra, de cerca de cinco metros, fosse resgatada.

Em vídeos, que circulam em redes sociais, a sucuri aparece em meio aos veículos que trafegam pela via. Em uma das imagens, o homem que filma chega a comentar, em tom de brincadeira: “Só Manaus mesmo pra parar o trânsito em plena Djalma Batista por causa de uma sucuri”.

Um outro vídeo mostra o momento em que dois homens capturam o animal. Um deles segura a cabeça e pega a sucuri no ‘colo’, enquanto outro ajuda a carregar pelo rabo. Ela foi retirada da via e colocada em uma área verde que fica nas proximidades de um pequeno rio.

G1 conversou com a bióloga da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Luciana Frazão, que analisou as imagens. Segundo ela, a cobra pertence à espécie Eunectes Murinus e tem cerca de cinco metros de comprimento. Ela explica também possíveis causas para o aparecimento do animal na região.

“É comum nos períodos de chuva. Tem os igarapés [espécie de pequenos braços de rio] que cortam a avenida. Eu não estava aí, mas parece que houve chuvas fortes esses dias [em Manaus]. Daí, com o aumento do nível de água, elas têm mais facilidade de atravessar de um lugar pra outro”, explicou Luciana.

A bióloga também comentou sobre o comportamento tranquilo da sucuri, tanto no início da travessia, quanto durante o resgate. A especialista assegura: “elas não tendem a ter um comportamento agressivo. Tem um monte de gente em volta dela, e ela só quer sair dali”.

Outros casos

O Amazonas abriga inúmeras espécies de cobras. Por isso, o aparecimento de sucuris pela capital ou pelo interior do estado não é incomum. No final do ano passado, por exemplo, o vídeo de uma sucuri de nove metros, também conhecida como anaconda, viralizou após o flagra de um pescador. Esse caso, de outubro, aconteceu no Sul do Amazonas, no município de Apuí.

Pescador flagra cobra anaconda gigante na floresta amazônica — Foto: Reprodução

Pescador flagra cobra anaconda gigante na floresta amazônica — Foto: Reprodução

Em 2014, em Manaus, a aparição de uma sucuri de seis metros ganhou grande repercussão após ser encontrada enquanto também tentava atravessar uma rua. Ela foi capturada em via pública na Zona Oeste da capital.

Cobra de aproximadamente 6m de comprimento — Foto: Tiago Melo/G1 AM

Cobra de aproximadamente 6m de comprimento — Foto: Tiago Melo/G1 AM

Em 2017, outra anaconda foi flagrada pelo estado e tomou conta das redes sociais. Daquela vez, o autônomo Carlos Andrade, de 22 anos, tirou uma selfie de dentro do rio com a cobra ao fundo. O caso aconteceu no município de Nhamundá, a 375 Km de Manaus.

Imagem postada por Carlos no Facebook — Foto: Reprodução

Imagem postada por Carlos no Facebook — Foto: Reprodução

Fonte: G1 Amazonas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos