Bloco Sururu da Lama nas Prévias e Carnaval 2020

Vista sua camisa amarela, traga seu Instrumento e entre na Folia!

Assessoria

O Bloco Sururu da Lama sai nas ruas em sua 7° edição nas Prévias: Dia 15 de Feveireiro no 7 Coqueiros – Pajuçara concentração 11 horas e saída a partir das 13 horas e no Carnaval: Dia 22 de Fevereiro no Bloco do Bobo realizado pelo Quintal Cultural na Rua Sol Nascente Bom Parto concentração 14horas e saída às 16 horas.

O Bloco Sururu da Lama é organizado por batuqueiros de grupos Afro Alagoanos, produtores e artistas da cena cultural alagoana e leva muita batucada, caldinho de sururu e lama pra seus foliões fortalecendo a cultura periférica na sua mais variada linguagem cultural, a zona sul e sua singularidade, a ocupação da cidade.

Quem comanda essa batucada deliciosa é o Grupo Pau e Lata, que tem como mestre de percussão o alagoano Danúbio Gomes da Silva, responsável pelo desenvolvimento de um núcleo de percussão que utilizada instrumentos confeccionados a partir da sucata (latas, tambores plásticos e outros), na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte e em 6 municípios em Alagoas. Ao longo de de quase 24 anos, o grupo desenvolve um trabalho artístico e pedagógico utilizando instrumentos de percussão alternativos (reciclados da construção civil e outros) e instrumentos convencionais para musicalização e investigação sonora. Com um repertório distinto inspirado principalmente nos ritmos da cultura brasileira.

O Sururu tornou-se patrimônio imaterial da cultura alagoana no ano de 2014, fato que, além de marcar a história de nossa cultura, recoloca a iguaria no centro do debate sobre o Cotidiano da Cultura Alagoana, valorizando nossos mangues, lagoas e canais tão bem delimitados e registrados pela clássica obra “Canais e Lagoas” de Octavio Brandão. O Manifesto Sururu de autoria de Edson Bezerra (2004) é a referência para esse tombamento, que com o auxílio e idéia de Ernani Viana torna possível a nomeação em novembro de 2014.

No sábado de Zé Pereira acontece a o Bloco do Bobo, que desde 2002 anima as ruas e brincantes da Brejal e Bom Parto herdeiros da cultura do bobo. O Quintal Cultural junto à comunidade fortalece esse brincar ancestral. E o Sururu da Lama participa do Bobo desde de 2015 e fortalece assim o Carnaval periférico em Maceió.

Batuqueiros de Alagoas Uni-vos para mais um edição do Bloco Sururu da Lama!!!

Patrocinio: Edital de Blocos FMAC, Bateria: Pau e Lata, Parceiros Culturais: Sintufal, Pitu, Vegana Pestiscaria, Keka Rabelo Produção e Comunicação, Manifestarte, C Variedades, Macrameando com Ana Santos, Victor Farias Comunicação Audiovisual, Quintal Cultural, Jr Marisco, Ponto das Ervas e Raízes, Boteco do Urugua e Cardoso Artesanato.

Acessem nossas redes
Instagram: https://www.instagram.com/blocosururudalama/
Fan Page no Facebook: https://www.facebook.com/blocosururudalama/

SERVIÇO:

Bloco Sururu da Lama nas Prévias e Carnaval 2019
PRÉVIAS:
15 de Fevereiro (SAB) – Praça 7 Coqueiros – Pajuçara.
Concentração: 11hs
CARNAVAL:
22 de Fevereiro (SAB) – Rua Sol Nascente – Bom Parto.
Concentração: 14 hs
Informações: 55 82 98849 2085/98823 3824/ 98124 3366

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos