Com Neymar, PSG é outro time na Champions League

Getty Images

Ao longo das últimas semanas um assunto dominou o debate sobre o Paris Saint-Germain: Neymar teria ou não condições de jogo, depois de ter sofrido uma lesão na costela, para entrar em campo contra o Borussia Dortmund, no jogo de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa?

O brasileiro desfalcou a equipe treinada por Thomas Tuchel nos últimos três jogos (três pela Ligue 1, um pela Copa da Liga), mas sua presença já está confirmada: Neymar vai entrar em campo no Signal Iduna Park, na Alemanha, nesta terça-feira (17). E ao confirmar isso, em entrevista coletiva, o treinador alemão não deixou de passar certa dose de felicidade e alívio.

“Neymar vai jogar contra o Dortmund, certamente. Isto, evidentemente, muda muitas coisas para mim, para Mbappé, para o resto dos companheiros”, afirmou.

De fato, Neymar muda muitas coisas em qualquer equipe. É um craque que desequilibra jogos. Ainda mais em duelos válidos pela Liga dos Campeões, como o próprio PSG sentiu na pele em 2017, quando ainda pelo Barcelona o brasileiro comandou a virada histórica dos catalães sobre os franceses.

Neymar foi contratado pelo PSG meses depois, chegando justamente para ser o craque que conduziria os parisienses à tão sonhada glória europeia.

Mas nas duas últimas temporadas, lesões graves impediram sua presença justamente na fase de mata-mata. A única vez que vestiu a camisa de seu atual clube em duelo eliminatório de Champions foi em 2018, na ida das oitavas de final contra o Real Madrid – que em seus domínios venceu por 3 a 1 e posteriormente eliminaria o Paris rumo à conquista do título.

Dos 15 jogos de Champions League que Neymar fez pelo PSG, 14 foram na fase de grupos. O camisa 10 fez 12 gols e ainda contribuiu com sete assistências. Ou seja, decidiu diretamente para as redes balançarem 17 vezes. Uma média absurda.

E como se não bastassem as eliminações recentes para explicar o quanto o PSG sente a ausência de Neymar, os próprios números atestam isso.

PSG na Champions Com Neymar Sem Neymar
Média de gols 3.3 2.0
Média de finalizações 15.7 por jogo 11.4 por jogo

Em todas as três temporadas, contando apenas jogos de Champions League, o PSG sentiu, e muito, as ausências de seu camisa 10. Não é exagero dizer sem Neymar, o Paris Saint-Germain é uma outra equipe.

Fonte: Goal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos