Colisão entre dois trens deixa dezenas de feridos

Trens colidiram na Estação Ipiranga, parte da Linha Centro do Metrô do Recife, nesta terça-feira (18) — Foto: Reprodução/WhatsApp

Dois trens da Linha Centro do Metrô do Recife colidiram nesta terça-feira (18), na Estação Ipiranga, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A Secretaria de Saúde de Pernambuco apontou que 60 feridos foram levados para unidades estaduais. Outros oito foram levados a outros locais. A Linha Centro estava paralisada até as 12h10, sem previsão de retorno.

Um trem estava parado na estação quando outro chegou e ocorreu a colisão, segundo a CBTU. Por volta das 7h, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) relataram ter retirado todas as vítimas de dentro das composições. Além dos socorridos para unidades estaduais, o Samu levou duas pessoas para a Policlínica de Afogados e duas para hospitais particulares.

O Grande Recife Consórcio de Transportes apontou que os ônibus foram reforçados. A Polícia Civil foi acionada e enviou equipes para o local.

“Eu analisei tudo que foi possível, com exceção das imagens que são solicitadas. Como se trata do primeiro acidente desse tipo que ocorre desde a implantação, tem muita análise a ser feita”, disse o perito Haroldo Azevedo.

Diariamente, cerca de 250 mil pessoas utilizam a Linha Centro, que atende o Recife, Jaboatão dos Guararapes e Camaragibe.

O acidente também vai ser apurado pela CBTU. “A gente vai ter que avaliar se foi humano, se foi técnico. É uma empresa que tem 35 anos circulando na capital pernambucana e nada de mais grave aconteceu até o dia de hoje”, disse o gerente de comunicação da companhia, Salvino Gomes.

Uma reunião na sede do órgão começou no meio da manhã para tratar das causas e próximos passos. “Está todo mundo trabalhando para a gente conseguir, o mais rápido possível, as informações detalhadas. Até o momento, não temos nenhuma informação mais precisa”, relatou Gomes.

Feridos

Ao meio-dia, a Secretaria de Saúde estadual informou que 60 vítimas do acidente foram levadas para unidades ligadas à pasta. O balanço incluiu os que foram socorridos pelo Samu, Corpo de Bombeiros e que foram por outros meios. Confira:

  • UPA da Imbiribeira: recebeu 26 pacientes. Todos já tiveram alta
  • UPA da Caxangá: 14 pessoas foram para o local. Desses, sete tinham sido liberados e sete seguiam em observação, todos estáveis
  • UPA do Curado: cinco pessoas foram atendidas e liberadas
  • UPA do Ibura: recebeu sete pacientes. Desses, três receberam alta e quatro estavam em observação, todos estáveis.
  • Hospital da Restauração: atendeu oito pacientes em sua unidade de trauma. Todos foram avaliados e estavam com estado de saúde considerado estável.

Por volta das às 9h30, o Samu do Recife divulgou um balanço com registro de 37 pessoas socorridas por equipes do órgão municipal, sendo 33 para unidades estaduais de saúde, duas para a Policlínica Agamenon Magalhães, em Afogados, e outras duas para hospitais particulares. Os nomes dos feridos não foram informados.

Segundo a Secretaria de Saúde do Recife, as duas pessoas atendidas na policlínica tiveram traumas leves e foram liberadas. Outras quatro mulheres que também se feriram no acidente procuraram por conta própria a unidade, foram avaliadas e tiveram alta.

“Conseguimos fazer a triagem e retirar todas as vítimas que estavam dentro dos vagões. Foram utilizadas mais de dez viaturas pelo Corpo de Bombeiros e Samu. A gravidade dos ferimentos só pode ser aferida em ambiente hospitalar. Muitos se queixaram de dores na coluna”, disse o capitão dos Bombeiros Antônio Barbalho.

Testemunhas

A recepcionista Elandia Amaral, de 41 anos, estava em um dos vagões envolvidos no acidente. Ela contou que ia de Jaboatão para a estação Joana Bezerra, no Centro do Recife, quando ouviu um “estalo como se o motor estivesse se quebrando”.

“A gente pensou que o metrô tinha descarrilhado porque o impacto foi muito grande. A parte sanfonada quebrou toda, tivemos que sair pela porta do maquinista”, relatou.

Ainda segundo a recepcionista, tudo aconteceu muito rápido. Ao olhar para o lado, foi possível ver algumas pessoas feridas, que foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros.

“A gente anda que nem bicho, um em cima do outro, sem segurança. O metrô não pode funcionar desse jeito. À noite temos medo pela insegurança. De dia, temos medo das condições do transporte porque toda semana ele quebra”, afirmou.

Em entrevista ao Bom Dia PE, a passageira Viviane contou que, quando sentiu a pancada, caiu no chão. “Foi um caindo em cima do outro. Já vomitei muito, estou com dor no braço e com a coluna dolorida. Foi horrível”, disse.

A filha de Adelma Maria, de 53 anos, ficou sabendo do acidente por telefone. “Ela disse que o metrô se chocou contra um outro que estava parado. Como estava muito cheio, muita gente caiu. Minha mãe disse que foi uma agonia”, contou Amanda Maria, de 27 anos, relatando que a mãe foi por conta própria para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Ônibus

Devido ao acidente, foram reforçadas as linhas de BRT 2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista), 2443 – TI CDU/TI Joana Bezerra e a linha 2480 – TI Camaragibe/ Derby, sendo que a última tem viagens alternadas para o Terminal Integrado Joana Bezerra. A linha especial TI TIP/TI Camaragibe foi ativada.

Também contam com mais viagens as linhas convencionais:

  • 202 – Barro/Macaxeira (Várzea)
  • 207 – Barro/Macaxeira (BR-101).
  • 346 – TI TIP (Conde da Boa Vista)
  • 347 – TI TIP (Derby)

Já quem usa a Linha Centro do metrô, com origem na cidade de Jaboatão, pode contar com o reforço da linha 200 – Jaboatão (Parador), indo para o Centro do Recife. Foram ativadas as linhas especiais que fazem a ligação entre os terminais de Joana Bezerra/Afogados/Barro e Barro/Jaboatão, conforme a demanda.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos