Novo golpe: estelionatários pedem atualização de senhas a clientes de banco

Reprodução WhatsApp

Clientes da Caixa Econômica Federal (CEF), em Maceió, estão na mira dos estelionatário, que criaram novos artifícios para enganar e roubar dinheiro das vítimas.

No novo golpe, os criminosos chegam às agências bancárias antes dos funcionários e ficam no espaço destinado aos terminais eletrônicos observando os clientes. Quando um consumidor realiza alguma transação financeira nos caixas eletrônicos, os golpistas o abordam na saída. Com um papel em mãos, eles alegam que a máquina fez uma impressão e a pessoa não viu.

O papel é semelhante ao fornecido pelas máquinas de autoatendimento, inclusive com o nome do banco. A mensagem diz assim: “Prezado Cliente, evite o cancelamento do seu cartão. Atualize sua senha e letras agora neste terminal. a Não atualização implicará em taxas de R$49,90”.

A Caixa Econômica Federal alerta para a existência do golpe e recomenda que o cliente não aceite auxílio de terceiros e solicite apenas ajuda a um empregado do banco. Caso a agência ainda esteja fechada e alguém ofereça ajuda na operação, não aceite ou se ausente da presença da pessoa que a abordou.

Se você caiu em um golpe, comunique imediatamente ao banco e à Polícia Civil, que será a responsável por iniciar as investigações do caso.

Na Caixa Econômica, sua manifestação deve ser feita pelo site do banco www.caixa.gov.br/faleconosco ou pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no 0800 726 0101.

Nota Caixa

A CAIXA informa que a área de segurança do banco realiza, permanentemente, o monitoramento e mapeamento da atuação de quadrilhas especializadas em colaboração com os órgãos de Segurança Pública competentes, e ressalta que não solicita aos seus clientes o recadastramento de senhas bancárias sob pena de pagamento de taxa.

A CAIXA orienta a seus clientes a sempre identificar empregados e colaboradores das agências por meio de crachá funcional e a não aceitar ajuda de pessoas não identificadas.

O banco disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet (http://www.caixa.gov.br/seguranca/Paginas/default.aspx) e em suas agências com o objetivo de alertar seus clientes quanto a golpes, seja por e-mails spam, sites falsos, presencialmente ou por telefone. Em casos de dúvidas, os clientes têm à disposição os canais de atendimento ao cliente CAIXA, tais como SAC/Ouvidoria, 0800 ou qualquer uma das agências (http://www.caixa.gov.br/atendimento).

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