Câmara vai realizar audiência pública sobre proposta de nova Previdência municipal

Abertura do ano legislativo contou com a presença do vice-prefeito, Marcelo Palmeira, e reunião com lideranças dos servidores do Executivo

Câmara de Maceió

Reforma da Previdência municipal e data-base dos servidores públicos foram temas de reunião entre os vereadores e representantes da categoria no primeiro dia de trabalho da Câmara Municipal de Maceió, nesta terça-feira (18), após o recesso legislativo que se encerrou no último dia 15. Ficou estabelecido que até antes do dia 5 de março deve ser aberta mesa de negociação dos servidores e o governo municipal, intermediada pelos parlamentares, visando a definição de um percentual de reajuste para as categorias. Além disso, também foi definido que no dia 9 do próximo mês acontece audiência pública, na Casa, para que sejam debatidos e esclarecidos pontos do projeto de lei do Executivo que trata da nova Previdência municipal.

Participaram da reunião o líder do governo Samyr Malta (PTC), José Márcio Filho (PSDB), Davi Davino (Progressistas), Beto da Farmácia (PROS), Ana Hora (MDB), Ronaldo Luz (MDB), Luciano Marinho (Podemos), Mauro Guedes Jr. (PV), Fátima Santiago (Progressistas), Silvania Barbosa (PRTB), Siderlane Mendonça (Patriota), Chico Filho (Progressistas), Ib Breda (PL), Galba Neto (MDB), Maria Aparecida (DEM), Simone Andrade (DEM) e Cleber Costa (Progressistas).

“Entendemos todas as demandas dos servidores e estamos aqui para achar um caminho no qual possamos dialogar. Dessa forma, depois de consulta ao Executivo, ficou combinado que até o dia 5 de março abriremos mesa de negociação e, no dia 9, vamos realizar audiência pública para debater a reforma da Previdência”, afirmou Samyr Malta.

VICE-PREFEITO

Na abertura do ano legislativo, os parlamentares realizaram sessão solene que contou a presença do vice-prefeito Marcelo Palmeira (PP), representando o prefeito Rui Palmeira (PSDB), que está em Brasília.

Em discurso breve, Palmeira saudou a casa e afirmou que a capital alagoana caminha para receber grandes obras, sobretudo em infraestrutura, no último ano do atual governo.

“Seguimos trabalhando para que Maceió alcance números como do IDEB que, na última avaliação, foi comparada às grandes cidades do Nordeste e as mais ricas da região Sul, por exemplo. Além disso, temos o Programa Nova Maceió que revoluciona a infraestrutura de nossa cidade. Espero que agora em 2020, o Legislativo e Executivo continuem com essa parceria fundamental que tem sido importante para o desenvolvimento de nossa cidade. Desejos a todos os senhores vereadores um bom ano legislativo”, disse ele.

ORDEM DO DIA

Na ordem do dia desta terça, os vereadores votaram requerimentos e indicações como do vereador Lobão que pede a realização de audiência pública para discutir a atuação da Equatorial Energia Alagoas em Maceió, assim como de Siderlane Mendonça que requereu aprovação DE sessão pública, em agosto, com o tema Quebrando o Silêncio: feminicídio na cidade Maceió. Além deles, iniciativa de Simone Andrade para exposição folclórica permanente do Bumba Meu Boi Lacrau no Coreto da Praça 13 de maio, no bairro do Poço, com colocação de vidro ao redor do equipamento público.

É de autoria da vereadora Silvania Barbosa requerimento que promove audiência pública para discutir o combate à lesbofobia, homofobia e transfobia em Alagoas. Já Antônio Hollanda pede, em indicação, que a prefeitura promova apresentação folclórica no Espaço MultiEventos no dia da morte de Pedro Teixeira, um dos maiores incentivadores de folguedo no estado, além de concessão da Comenda Mário Guimarães ao desembargador Orlando Rocha Filho.

Já o vereador Galba Netto teve requerimento aprovado pedindo que a Prefeitura de Maceió seja oficiada para que realize estudo acerca da possibilidade da implantação de faixa de estacionamento na Rua São Paulo, no Tabuleiro do Martins. Por sua vez, Ana Hora conseguiu aprovar requerimento para concessão da Comenda Pierre Chalita a Marcus Antônio de Moura Assunção, Comenda Governador Theobaldo Barbosa a Yrlan Almeida Lins e Comenda Governador Afrânio Lages a Ângela Monteiro.

Por fim, Mauro Guedes aprovou requerimento que pede a construção de praça no Conjunto Henrique Equelman, nas imediações da Rua L, Quadra J, Bairro Antares, enquanto que Cleber Costa, também por meio de requerimento, solicita construção de uma quadra de esportes na Rua Principal, ao lado da Creche do Conjunto Aprígio Vilela, no Benedito Bentes.

 

Fonte: Ascom/Câmara de Maceió

Veja Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *