Alagoas registra o primeiro caso suspeito de coronavírus

Reuters/Arquivo

Reuters

A Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) informa que foi notificado, na tarde desta quarta-feira (27), um caso suspeito de Coronavírus através do Centro de Informação Estratégica e de Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS), validado hoje pelo Ministério da Saúde.

Trata-se de um alagoano de 66 anos que voltou da França (país europeu com casos confirmados do vírus) para Maceió no dia 11 de fevereiro, após conexão em São Paulo. O paciente chegou com um quadro de dor de garganta, que evoluiu para fraqueza, dificuldade de respirar, tosse e febre. Ele só procurou o serviço de saúde privado no dia 26 de fevereiro.

O paciente foi avaliado pela equipe médica do hospital da rede privada e foi colocado em isolamento domiciliar por apresentar sintomas leves. As coletas de amostras foram enviadas ao LACEN/AL, que as encaminhou ao Laboratório Nacional de Referência Adolfo Lutz.

O CIEVS/AL solicitou à ANVISA/AL a lista de passageiros que estavam no mesmo voo para contatar os Estados de origem e também estabeleceu a investigação dos familiares. Conforme protocolo do Ministério da Saúde, o centro vem mantendo monitoramento contínuo.

A Sesau reforça que pessoas que apresentem sinais e sintomas característicos e que possuam histórico de viagem recente a um dos 16 países com casos do vírus (China, Japão, Irã, Vietnã, Camboja, Tailândia, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Singapura, Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Itália e Malásia) ou tenham entrado em contato com caso suspeito ou confirmado de COVID-19 devem procurar atendimento nos serviços de saúde mais próximos de sua residência.  Nesses casos, devem ser adotadas as medidas de precaução e evitar locais públicos.

Ressaltamos que o Plano de Contingência do Estado de Alagoas para o novo Coronavírus foi elaborado desde o início de fevereiro e vem sendo divulgado para os serviços de saúde.  A Sesau reforça o compromisso em manter a população informada e alerta para a ocorrência de possíveis casos suspeitos.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

5 Comentários

  • Junior says:

    Parece até brincadeira, uma situação que todos estão presenciando em todo o mundo, mas as pessoas parecem brincar com isso. Vou ali naquele país onde as pessoas estão morrendo por causa de um novo vírus que surgiu e vou pegar e trazer para o meu país.
    E ao que parece, desembarcou uma pessoa em cada estado só para poder contaminar a população, só pode. Parece algo planejado, todo ano aparece um vírus diferente, ainda que o mesmo já exista, para infectar e acabar com a população. O povo precisa ficar alerta e parar de achar que não é nada ou que seja algo natural.

  • Gleice says:

    Porque essas pessoas que estão em lugares dos vírus não ficam por lá. Tem que vir trazer essa desgraça.
    É lasca viu.

  • lu says:

    pessoas que não tem o que fazer ta vendo a situação das coisas que ja e um caós a saude publica e ainda vem fazer graça com uma coisa dessa ta vendo que os lugares e de risco ainda vão se amostra p vim prejudicar o propio pais

  • Angelica Vieira says:

    Alagoas ñ tem capacidade de combater a dengue vai combater o coronavirus parece até piada viu.
    Tamos todos lascado.

  • A. says:

    Se vcs estiverem doentes…de qualquer coisa. Se joguem na frente de um ônibus e não vão encher o hospital. Deixem pros outros. Mas levem caixão extra pra o tamanho da lingua.
    Gente sem empatia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *