Estado diz que unidades estão preparadas para receber pacientes com coronavírus

Coletiva à imprensa reuniu representantes de vários órgãos após caso em investigação.

João Urtiga/Alagoas 24 Horas

Em coletiva, representantes de diversos órgãos repassam detalhes sobre o primeiro caso suspeito de coronavírus em Alagoas.

Representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Samu, Vigilância em Saúde do Estado, Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVs) e Hospital Hélvio Auto estiveram reunidos na manhã desta sexta (28) com a imprensa para fornecer detalhes sobre o paciente suspeito de ter sido contaminado com o coronavírus, o primeiro em Alagoas.

O paciente, de 66 anos, está em isolamento domiciliar, após ter passado um período na França. O período de transmissibilidade deve se encerrar na próxima segunda-feira (2), quando termina o ciclo de 14 dias. Segundo os órgãos, os pacientes suspeitos leves, atendendo a protocolo estabelecido pelo governo federal, serão tratados em isolamento domiciliar, e os graves em hospitais especializados. Em Alagoas, o Hélvio Auto é a unidade referência, mas só receberá pacientes confirmados e encaminhados de outras unidades. A unidade conta com sete leitos, caso seja necessário.

Durante a coletiva, o secretário de Saúde, Alexandre Ayres, salientou que desde o começo de fevereiro todos os profissionais de saúde do Estado estão sendo capacitados no sentido de identificar e seguir o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. Ayres enfatizou que só serão realizados exames em pacientes com “sintomas claros”. A ideia é evitar uma corrida desenfreada pelos testes.

Atualmente, o Brasil investiga cerca de 200 casos suspeitos, com apenas um confirmado na cidade de São Paulo, de um paciente também recém-chegado da Europa. O chefe da pasta da Saúde em AL disse que a secretaria elaborou um plano de contingência e que as unidades de saúde do estado estão preparadas para receber os pacientes, que passarão por avaliação e triagem profissional.

Quanto ao fluxo de estrangeiros que chega ao Estado via aeroporto e navios de cruzeiro, o secretário enfatizou que todos os profissionais envolvidos no receptivo estão cientes do protocolo do Ministério da Saúde e que turistas que vierem dos 16 países com casos confirmados e que apresentem a sintomatologia serão avaliados com critério.

A representante da Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado, Cristina Rocha, explicou ainda que os hospitais particulares do Estado receberam nota técnica com os procedimentos a serem adotados em casos de pacientes com suspeição de contaminação. O que ocorreu, inclusive, com o paciente que está sendo investigado.

 

PLANO DE CONTINGÊNCIA

Máscaras e álcool gel

Os técnicos da saúde do Estado foram unânimes ao concordar sobre a melhor forma de evitar o contágio do coronavírus: a higiene pessoal. Lavar as mãos adequadamente, evitar o compartilhamento de objetos com pessoas gripadas, evitar aglomerações, entre outras medidas são a melhor forma de prevenir a doença.

O secretário classificou como pouco eficaz a corrida por máscaras, um vez que só protegeriam o paciente, ou álcool gel, que seria apenas um complemento na higienização. O coronavírus apresenta como principais sintomas tosse seca, febre e cansaço, mas alguns pacientes também podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal, inflamação na garganta ou diarreia. Nos casos mais graves, que geralmente ocorre em pessoas que já tenham outras doenças associadas, há síndrome respiratória aguda e insuficiência renal.

Como é a transmissão?

Por meio de três formas:

Por vias respiratórias, como pelo ar e por gotículas provenientes de espirros e da fala de indivíduos infectados;

Por contato físico, como beijos e abraços;

Por meio do contato de superfícies contaminadas, como segurar em corrimão.

Como se prevenir contra coronavírus?

Especialistas reforçam que cuidados básicos podem evitar transmissão do novo coronavírus

Higienizar as mãos e superfícies, como móveis e corrimão, são as principais formas de se prevenir contra o novo coronavírus. É preciso:

Lavar as mãos com água e sabão ou álcool gel, mas nunca apenas com água;

Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos;

Mesmo com as mãos limpas, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado

Veja as recomendações para evitar o contágio pelo novo coronavírus

Já o uso de máscaras é mais recomendado para quem estiver em contato com alguém com sintoma gripal ou para quem for viajar para áreas de risco de contaminação pelo vírus. Vale lembrar que as máscaras descartáveis devem ser trocadas a cada duas horas.

O Ministério da Saúde alerta também para que não seja feito o compartilhamento de itens pessoais, como talheres e toalhas. Também é recomendável manter a uma distância mínima de um metro de pessoas que estejam espirrando ou tossindo.

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos