Programa Defensoria pelos Autistas apresenta parcial de atividades

Desde a realização da audiência pública, há quase um mês, instituição traçou um calendário voltado aos meses de fevereiro e março para desenvolvimento ininterrupto da pauta

Assessoria

A Defensoria Pública do Estado (DPE/AL) segue acompanhando, ininterruptamente, as demandas relacionadas à garantia do amplo atendimento multidisciplinar necessárias para as pessoas com autismo em Alagoas. Desde a primeira audiência pública, ocorrida no último dia 12 de fevereiro, a instituição traçou um calendário de atividades que, entre as ações, estão à criação de um grupo de trabalho formado por defensores públicos integrantes dos núcleos de Direitos Coletivos e Humanos, da Defesa do Consumidor e Causas Atípicas, e de uma comissão formada por familiares e responsáveis de pessoas com autismo a fim de auxiliar nos principais pontos a serem sanados.

O desenvolvimento da pauta vem acontecendo após apontamentos de problemas feitos pelo grupo de representantes de pessoas com autismo que se reúne, semanalmente, com a instituição. Além disso, paralelamente, o órgão também elaborou formulários para levantamento de dados sobre os locais de atendimento, benefícios, mapeamento de rede, entre outros, a fim de diagnosticar e entender os pontos mais problemáticos da rede de atendimento às pessoas com autismo e, assim, propor soluções.

Após as deliberações com familiares, os defensores públicos também iniciaram uma série de audiências com os órgãos públicos, inicialmente com as secretarias de saúde do Estado (Sesau) e do Município de Maceió (SMS). Nas oportunidades, as pautas elaboradas e discutidas pelos familiares foram apresentadas e as entidades públicas apresentaram dados sobre como têm sido suas atuações na área.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos