Turista é mordida por tubarão durante surf em Fernando de Noronha

O incidente com a turista ocorreu na Praia do Bode — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

A turista Bruna Thaisa de Oliveira Cercal, que levou uma de mordida de um tubarão, em Fernando de Noronha, na segunda-feira (9), “não corre risco algum”, segundo a diretora do Hospital São Lucas, Natália Campello, nesta terça-feira (10). Ela foi atingida na perna e panturrilha direita e levou pontos na área atingida.

“A paciente está bem, estável e comunicativa. Ela não corre risco algum. Pretendemos dar alta nesta terça-feira. Não houve fratura, a paciente não corre o risco de perder a perna, não existe comprometimento mais sério”, afirmou a diretora.

Bruna Cercal, de 28 anos, já tinha voo previsto para o final da tarde desta terça para Joinville, em Santa Catarina, onde mora, antes do incidente com o tubarão. A expectativa dos médicos é dar alta para que ela possa viajar.

O incidente ocorreu quando a mulher estava surfando de bodyboard na Praia do Bode. Segundo o marido de dela, o publicitário Felipe Miranda, ela estava saindo do mar, já na espuma, quando sentiu a fisgada na perna. Com ajuda de surfistas, ela foi socorrida para a unidade de saúde da ilha.

O engenheiro de pesca Léo Veras, especialista em tubarões, afirmou que a mordida é o chamado “erro de identificação”, quando o animal confunde a presa.

O coronel Valdy Oliveira, presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), informou que o incidente ocorrido na ilha vai ser avaliado em uma reunião do colegiado, marcada para a sexta-feira (13), no Recife. O especialista Léo Veras e a diretora do hospital foram chamados para participar.

O Cemit catalogou em Fernando de Noronha cinco incidentes envolvendo pessoas e tubarões, desde 1992. Após a avaliação do caso com a turista de Santa Catarina, ele deve passar a fazer parte das estatísticas oficiais.

Outros casos

No dia 27 de fevereiro, uma turista do Rio de Janeiro, de 33 anos, sofreu um acidente envolvendo um tubarão, em Noronha. Segundo relatos de testemunhas, a mulher surfava na Praia da Cacimba do Padre, quando caiu em cima do animal. A turista foi atendida no Hospital São Lucas e teve alta.

Em fevereiro de 2019, o morador da ilha, Vinícius Cavalcanti, caiu da prancha em cima de um tubarão na Praia da Cacimba do Padre. O rapaz foi mordido no rosto, atendido no Hospital São Lucas, levou 83 pontos na cabeça e se recuperou sem sequelas.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos