Coronavírus: Porto Calvo suspende consultas agendadas nas UBS

Decreto foi publicado nesta quarta-feira.

O prefeito de Porto Calvo, David Pedrosa, adotou medidas de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) considerando a classificação de pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O decreto 03/2020 foi publicado nesta quarta-feira (18) e detalha as medidas tomadas pelo governo municipal.

A gestão criou o Grupo Técnico do Plano Municipal de Contingência do Novo Coronavírus, formado por todos os secretários municipais e inclui ainda: coordenador de Atenção Básica; coordenadora de Saúde Bucal; gerente pedagógica; e procurador geral do município.

O município também decidiu disponibilizar em todas as repartições públicas dispenser (recipiente) contendo álcool em gel a base de 70%. O município disponibilizará a todos os servidores que integram a frente de combate ao Coronavírus (COVID-19) equipamentos de proteção individual (EPI’s). O governo municipal ainda decretou que ficam mantidas as atividades de todas as secretarias municipais durante o período de 23 de março à 05 de abril.

Porto Calvo não apresenta nenhum caso suspeito do coronavírus, mas o governo municipal está tomando todas as medidas necessárias para conter a proliferação do vírus. As medidas também seguem as recomendações do Governo do Estado e da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Entre as medidas estão a suspensão das aulas por um período de 15 dias.

Confira as principais medidas:
• Ficam suspensas as aulas da rede municipal de ensino no período de 23.03.2020 à 05.04.2020, pondo a salvo a possibilidade de revogação ou prorrogação pelo período que se reputar necessário.
• Ficam suspensas as consultas agendadas nas Unidades Básicas de Saúde – UBS, mantendo-se os atendimentos das demandas espontâneas, emergenciais e de urgências, no período de 23.03.2020 à 05.04.2020, pondo a salvo a possibilidade de revogação ou prorrogação pelo período que se reputar necessário.
• Ficam suspensos os grupos desenvolvidos no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS e no Centro de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS no período de 23.03.2020 à 05.04.2020, pondo a salvo a possibilidade de revogação ou prorrogação pelo período que se reputar necessário.
• Ficam suspensos no período de 23.03.2020 à 05.04.2020, shows, eventos (inclui esportivos) e espetáculos em público sejam de iniciativa pública ou particular, independentemente do número de pessoas em estado de aglomeração, até ulterior deliberação.

Branquinha 
 

A prefeitura de Branquinha decidiu pela suspensão provisória das aulas na rede municipal, a partir de segunda (23), por um prazo inicial de 15 dias. A determinação também será adotada na rede estadual após reunião do Comitê de Crise de Combate ao Covid-19. No município, a Secretaria de Educação será responsável para redução de aglomeração em horários específicos, como, também, em atualizações a respeito do vírus. O prefeito Jairinho Maia confirma que as merendas irão continuar a ser entregues às crianças carentes.

“É uma decisão provisória e gradativa e, para isso, preciso da colaboração de cada profissional. A prefeitura montou uma estratégia para entregar a alimentação de maneira organizada na casa das famílias. Estou acompanhando de perto a nossa logística para Branquinha continuar a funcionar sem nenhum tipo de contágio do novo Coronavírus”, disse Maia, que explicou – ainda – que as próximas aulas irão orientar os pais na suspensão. O prefeito reforça o compromisso com cada cidadão nas medidas de proteção contra o Covid-19.

Qualquer tipo de festa, evento e atividades que envolvam aglomerações estão canceladas, suspensas ou adiadas, diante o cenário epidemiológico atual, com público superior a 500 pessoas em locais abertos e de 100 pessoas em locais fechados. A prefeitura mantém os esforços para evitar o risco com os protocolos oficiais do Ministério da Saúde e do Governo de Alagoas. Com isso, há a paralisação temporária das atividades coletivas, como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, CRAS, Casa da Sopa. Já o Bolsa Família terá rodízio de funcionários.

Fonte: Assessorias

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos