Exame dá negativo para primeiro caso suspeito de coronavírus em Arapiraca

O primeiro caso suspeito de coronavírus no município de Arapiraca, testou negativo. O paciente havia voltado recentemente de uma viagem aos Estados Unidos e apresentava sintomas suspeitos da Covid-19. Sendo assim, Arapiraca segue sem nenhum registro de uma infecção até o momento.

O exame foi coletado por técnicos capacitados do Laboratório Municipal e encaminhados para o Laboratório Central, em Maceió, mas a análise foi feita em São Paulo.

Tendo em vista a rápida proliferação do vírus, mesmo sem a confirmação do caso de Arapiraca, as precauções devem e mantidas. De acordo com o Ministério da Saúde, até essa quarta-feira (18), 425 casos da doença já haviam sido confirmados da doença, sendo quatro mortes.

Para evitar que Arapiraca seja atingida pela Covid-19, a prefeitura tem realizado diversas ações. A primeira delas foi a capacitação de nossos médicos e demais profissionais da Saúde. Também foi disponibilizado para a sociedade um número de WhatsApp para tirar dúvidas a respeito do vírus: (82) 99604-0006

Decreto de Proteção

Na última terça-feira (17), o Prefeito Rogério Teófilo assinou um decreto dando várias diretrizes para proteger o Município. Dentre elas, inclui a declaração de emergência em Saúde Pública e segue as orientações da Organização Mundial de Saúde, Ministério da Saúde e Governo de Alagoas para a prevenção, controle e contenção de riscos para a saúde da população.

As medidas estabelecidas em decreto, também são recomendadas para todos os segmentos da iniciativa privada no município. Entre elas, a suspensão das aulas da Rede Municipal de Educação, por um prazo de 15 dias podendo ser prorrogado. Para evitar prejuízos no calendário escolar, a Secretaria de Educação está antecipando as férias do mês de julho.

O decreto determina a suspensão, por um prazo de 60 dias, das férias e das licenças de todos os servidores da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Desenvolvimento Social, da Vigilância Municipal e também do Gabinete do Prefeito.

Ao mesmo tempo, desobriga aposentados e pensionistas do município a se apresentarem no Instituto de Previdência para realizar a prova de vida, pelo prazo de 60 dias.

Os servidores municipais, com mais de 60 anos, ficam autorizados a trabalhar em suas residências, seguindo as orientações de seus secretários. Há exceção dos servidores de áreas essenciais e cargos comissionados, estes deverão continuar trabalhando normalmente.

Desde ontem, quarta-feira (18), ficam suspensas, pelos próximos 15 dias, as atividades coletivas dos serviços de convivência de idosos e o atendimento do bolsa família. E também canceladas as inaugurações, cerimônias e eventos da Administração Municipal, evitando aglomerações de pessoas e o aumento do risco de contágio.

O prefeito Rogério Teófilo, durante o seu pronunciamento, convocou todos os agentes de saúde e de endemias para atividade de conscientização e prevenção porta à porta, no município. Ainda destacou que outras medidas podem ser adotadas pelo Município, em caso de confirmação de contágio.

O que fazer caso os sintomas apareçam?

Neste primeiro momento, só serão considerados casos suspeitos de Covid-19 os pacientes que apresentarem, de forma clara, os sintomas da doença e que tenham realizado viagens para áreas de propagação do vírus ou que tenham tido contato com outra pessoa infectada.

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (16), na Secretaria Municipal de Saúde, a superintendente de Vigilância em Saúde, Aglaí Tojal, informou que os pacientes que apresentarem os sintomas leves da doença e se enquadrarem nas diretrizes citadas acima devem entrar em quarentena IMEDIATAMENTE, permanecendo em casa durante 7 dias, evitando contato com outras pessoas.

Um membro da família deve informar sobre os sintomas imediatamente ao Centro ou Unidade Básica de Saúde de referência do paciente, para que o caso seja monitorado pelas equipes de Saúde da Família e de Vigilância Epidemiológica.

Se houver persistência de febre por 48 horas e o paciente apresentar desconforto respiratório, a informação deve ser levada IMEDIATAMENTE a equipe da unidade de Saúde, que dará os encaminhamentos necessários. Os casos confirmados e contatos diretos deverão entrar em quarentena domiciliar por um período de 14 dias.

“A orientação, neste momento, é que o paciente que apresentar os sintomas leves da doença não vá até a Unidade de Saúde, para evitar a proliferação do vírus. É necessário avisar a UBS ou a Vigilância Epidemiológica, através do WhatsApp (82) 99604 0006, e entrar em QUARENTENA IMEDIATA, evitando contato direto com familiares”, informou a superintendente Aglaí Tojal.

Neste primeiro momento, os casos graves que forem confirmados como Covid-19 serão encaminhados para o Hospital Dr. Hélvio Auto, em Maceió.

De acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Adriana Duarte, os pacientes em quarentena também serão submetidos a exame para detecção do vírus Influenza H1N1, que tem sintomas semelhantes e tratamento específico.

Sintomas da Covid-19:

De acordo com o Ministério da Saúde, os sinais e sintomas clínicos da doença são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum. Em casos mais graves, podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como pneumonias. Os principais sintomas são febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar.

Precauções:

Dentre as principais orientações do Ministério da Saúde estão:

Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;
Usar um lenço de papel para cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, e descartá-lo no lixo após o uso;
Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copo, talheres, etc.;
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão, ou usar antisséptico de mãos à base de álcool quando a primeira opção não for possível;
Evitar contato próximo com pessoas doentes;
Ficar em casa enquanto estiver doente;Quem viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), além de evitar a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos