HU desmente áudio e afirma que não recebeu casos de coronavírus

Áudio veiculado sobre proliferação de coronavírus não é sobre o hospital de Maceió

A assessoria do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes da Universidade Federal de Alagoas,  afirmou que não possui, até o momento, nenhum caso comprovado ou suspeito de coronavírus na unidade de saúde. O HU faz esclarecimento após circulação de um áudio em grupos de um aplicativo de mensagens, no qual uma funcionária, sem especificar a cidade, faz um alerta sobre a lotação de pacientes contaminados pelo Covid-19 e informando que a situação teria saído do controle.

O reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, e o superintendente do HU de Maceió, Célio Rodrigues, esclarecem que o fato citado no áudio divulgado não se refere ao Hospital Universitário alagoano. “Nosso HU não recebeu nenhum paciente com suspeita nem com contaminação por coronavírus”, informou Tonholo.

O HU da Ufal faz parte da Comissão de Gerenciamento do Coronavírus da Ufal e também prepara medidas para o combate ao coronavírus, entre elas o planejamento da construção de leitos específicos para receber pacientes diagnosticados com o Covid-19. A unidade hospitalar planeja novas práticas que visam a garantia da segurança da população e de seus trabalhadores e já apresentou plano de contingência e o fluxo de atendimento para casos suspeitos.

Por conta da pandemia do coronavírus, o HU da Ufal suspendeu temporariamente as visitas a pacientes internados, mas manteve a garantia do acompanhante para quem está internado, nos casos previstos em lei, exceto quando em isolamento. O Hospital também criou o Grupo de Trabalho (GT) para o “Enfrentamento do Coronavírus”, formado por profissionais de várias áreas e responsável por gerenciar as normativas adotadas na instituição, neste período de combate ao Covid-19.

De acordo com a chefe do setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, Celina Dias, o GT foi instituído com a finalidade de pensar em um plano estratégico para que os profissionais da instituição tenham conhecimento de como lidar com o covid-19, caso apareçam suspeitas ou infectados pela doença.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos