Coronavírus: Unidades de Saúde funcionam em horário estendido para atender à população

A pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, tem deixado o mundo em alerta. Em Palmeira dos Índios, o Governo do Povo também adotou medidas necessárias de contingenciamento da doença e avisa à população que ao sentir algum sintoma do vírus, como febre alta e dificuldade em respirar, deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. Para isso, na cidade, a partir do Programa Saúde Mais Perto de Você, três Unidades funcionam em horário estendido, para garantir melhor atendimento e encaminhamento, se for necessário, para a UPA ou o Hospital Regional Santa Rita, em caso de suspeitas do coronavírus.

As UBS’s Denilma Bulhões, Oásis I e São Cristóvão I funcionam das 7h às 13h e das 14h às 20h, com atendimento médico, odontológico e de enfermagem, além de serviços como curativos, retiradas de pontos, nebulização, testes rápidos, aferição de pressão, verificação de glicemia, pequenos procedimentos ambulatoriais, atendimento odontológico de urgência, consultas de pediatria e atendimento de enfermagem.

A médica Isabela Torquato, que também realiza atendimento na UBS São Cristóvão I, reforça as medidas preventivas que todos devem tomar neste momento. “De acordo com as recomendações que nós temos recebido, o cuidado que se deve ter neste novo cenário é o isolamento. Só sair se for estritamente necessário e se só você que puder resolver. Os idosos são o maior grupo de risco, juntamente com os doentes crônicos e imunodeprimidos. Além do isolamento, devemos ter cuidado com as mãos e lavá-las bem. São sete movimentos básicos para mantê-las bem higienizadas. É essencial evitar aglomerações e se apresentar algum sintoma, usar a máscara e procurar atendimento médico. Só vai ao posto de saúde se realmente não estiver se sentindo bem, se a febre perdurar por mais de 48 horas e se tiver sentindo desconforto respiratório”, explicou Isabela Torquato.

De acordo com o prefeito Júlio Cezar, apesar de as três Unidades já funcionar em horário entendido desde o ano passado, o esforço é maior para atender à população que está assustada com o aumento do número de casos do coronavírus em todo o mundo. “Todo cuidado é necessário. Fiquem em casa. Ps sintomas mais leves, que não apresentam riscos, devem ser tratados em casa, segundo a determinação do Ministério da Saúde. Mas procurem as Unidades de Saúde, se sentirem algum sintoma da doença, como falta de ar. Lá, os profissionais estão aptos para fazer atendimento e encaminhamento, se houver necessidade, para a UPA ou o Hospital, que contam com salas específicas para receber os pacientes com suspeita do coronavírus. Mas o primeiro atendimento deve ser feito nas nossas Unidades Básicas de Saúde, explicou o prefeito Júlio Cezar.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos