IBGE: reembolso das taxas de inscrição de concurso para Censo está previsto para maio

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) estão trabalhando em conjunto para viabilizar o ressarcimento dos valores pagos pelas taxas de inscrições dos últimos processos seletivos seletivos do Censo Demográfico. Neste momento, a data prevista para a disponibilização do reembolso é a de 18 de maio de 2020.

 

No cronograma estabelecido, o Cebraspe vai encaminhar ao IBGE as informações cadastrais de cada um dos pagantes, para em seguida efetivar o reembolso, que estará disponível na forma de ordem de pagamento, a cada um dos candidatos, nas agências do Banco do Brasil. Todos os candidatos/pagantes serão integralmente ressarcidos, e as orientações para o recebimento dos reembolsos serão amplamente divulgadas a todos por e-mail e nas páginas oficiais e demais canais de comunicação do IBGE e do Cebraspe.

 

O anúncio do adiamento do Censo para 2021 se deu após as orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública causado pelo COVID-19. Consequentemente, a medida levou à suspensão dos processos seletivos para contratação de recenseadores e supervisores. Em Alagoas, o concurso visava ao preenchimento de quase três mil vagas. No Brasil, eram mais de 208 mil postos.

 

A decisão também levou em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional. Da mesma forma, considerou  a impossibilidade de realização, em tempo hábil, de toda a cadeia de treinamentos para a operação censitária, cuja primeira etapa se iniciaria em abril de 2020, de forma centralizada, e posteriormente replicada em polos regionais e locais até o mês de julho.

 

Parceria com o Ministério da Saúde

 

Para a realização da operação censitária em 2021, o IBGE estabeleceu formalmente com o Ministério da Saúde o compromisso de realocar o orçamento do Censo 2020 em prol das ações de enfrentamento ao coronavírus. Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE.

De modo a contemplar a data de referência dos últimos Censos realizados no Brasil, o próximo Censo Demográfico terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021.

 

O Censo

 

O Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar com eficácia ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro.

 

Os resultados obtidos através da realização do Censo Demográfico permitem traçar um retrato abrangente e fiel do País.

Fonte: Ascom/IBGE

Veja Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *