Novo Alerta: Semarh prevê mais chuvas e inundação em cidades do Sertão

Poço das Trincheiras e Santana do Ipanema deverão sofrer inundação nas áreas próximas aos leitos dos rios.

Novo alerta foi emitido na tarde desta quinta-feira, 26, pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL) sobre a situação do Rio Ipanema, no Sertão alagoano.

De acordo com a nota enviada à imprensa, o monitoramento hidrometeorológico indicou que as chuvas vão continuar na região e impactarão significativamente na elevação do seu nível. Municípios de Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e região serão afetados.

Ainda segundo a Semarh, no início desta tarde o rio atingiu a cota de 483 cm, 40 cm acima da cota de transbordamento. Por esta razão os municípios sofrerão inundação nas áreas próximas aos leitos dos rios e adjacências, além de alagamentos em áreas urbanas com deficiência de drenagem.

Mais cedo a prefeitura de Santana do Ipanema enviou uma nota à imprensa sobre os pontos de apoio aos desabrigados que passam dos 40. Leia Mais.

AVISO METEOROLÓGICO

Um aviso meteorológico também foi emitido indicando que as condições atmosféricas sobre o Nordeste permanecem favoráveis à ocorrência de chuvas de intensidade moderada com algumas pancadas intensas, podendo gerar acumulados significativos em pontos isolados de todas as regiões ambientais de Alagoas até a noite de hoje.

O acompanhamento da previsão do tempo e do monitoramento dos rios pode ser feito pelo site da Semarh, por meio dos seguintes links:  http://www.semarh.al.gov.br/tempo-eclima/previsao e http://www.semarh.al.gov.br/boletim-hidrologico

Acompanhe imagens enviadas por internautas sobre a situação em Santana do Ipanema:

 

Auxílio

O governador Renan Filho esteve, na tarde desta quinta-feira (26), em Santana do Ipanema, Sertão de Alagoas. Ele constatou de perto os estragos causados pela inundação do Riacho Camoxinga, que atingiu o município na noite anterior, e anunciou que vai aguardar o decreto municipal de emergência para liberar recursos.

A prefeitura de Santana do Ipanema informou que aproximadamente 200 famílias foram afetadas pela inundação e 116 casas sofreram danos. Segundo o Corpo de Bombeiros, 50 pessoas foram resgatadas em meio ao transbordamento do riacho Camoxinga, afluente do Rio Ipanema, impactado pelo sangramento de barragens da região em decorrência das fortes chuvas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos