Estabelecimentos comerciais são lacrados por descumprir decreto estadual

O decreto estadual visa o fechamento de estabelecimentos comerciais para conter o surto de Covid-19

A Força-tarefa Integrada, que tem o intuito de cumprir o decreto estadual que determina o fechamento de estabelecimentos comerciais para conter o surto de Covid-19, já fechou 26 locais e lacrou outros cinco que insistiam em ficar abertos.

Foram fechados restaurantes, barbearias, lanchonetes, capotarias, depósitos de bebidas, carrinhos de lanches, chaveiro, casas de bolo e food trucks, além de lava-a-jato, lojas de produtos de beleza, de equipamentos eletrônicos e de material de construção. O Disque-denúncia recebeu 40 ligações.

Alguns estabelecimentos que não tinham autorização de funcionar também receberam ordem de baixar as portas. Outros, que estavam abertos, mas funcionavam como delivery, foram obrigados a fechar para clientes. Contudo, as entregas foram mantidas.

De acordo com o secretário-adjunto de Segurança Comunitária e Convívio Social, Dogival Ferreira, os restaurantes e lanchonetes que estão trabalhando com delivery não podem ficar com as portas abertas ao cliente. “Os estabelecimentos podem fazer a entrega no local de destino do pedido, mas os clientes não podem ir buscar no estabelecimento. Em cinco estabelecimentos, onde seus responsáveis insistiram em manter o funcionamento, foi preciso deixar um Termo de Interdição e fazer o lacre. Seguimos solicitando a colaboração da população para conseguirmos deter o avanço desta doença. Um carro de som foi utilizado para reforçar as orientações”, destacou.

As fiscalizações estão acontecendo desde o último sábado, 21, e a Força-tarefa já passou em Cruz das Almas, Santa Amélia, Tabuleiro, Clima Bom, Santa Lúcia, Pontal da Barra, Trapiche da Barra, Virgem dos Pobres, Vergel do Lago, Ponta Grossa, Bebedouro, Bom Parto, Fernão Velho, Conjunto Osman Loureiro, Feirinha do Tabuleiro, Stella Maris, Jatiúca.

Participam da força-tarefa a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) – com a Fiscalização de Posturas e a Guarda Municipal; a Secretaria Municipal de saúde (SMS) – com a Vigilância Sanitária; Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes); e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). A Polícia Militar de Alagoas – com o Bope – e o Corpo de Bombeiros também integram as equipes.

Denúncias

Os números de telefones para denúncias de descumprimento dos decretos são:

– 3312- 5277 (disque-denúncia da Semscs) – das 8h às 22h, diariamente, inclusive feriados e finais de semana

– 190 (Polícia Militar)

– 181 (Secretaria de Segurança Pública)

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos