Hospital Universitário se prepara para receber pacientes com Covid-19

Setores estão se organizando para atender demanda do SUS

Durante toda esta semana, o Hospital Universitário tem reorganizado sua infraestrutura para receber possíveis casos de pacientes com Covid-19. O HU é uma das referências do SUS no Estado e deve ser um dos hospitais mais preparados para suprir a demanda. A vice-reitora da Ufal, professora Eliane Cavalcanti, chefias do hospital e serviço de engenharia visitaram os setores que estão sendo preparados, inclusive os oito leitos destinados exclusivamente para acometidos com a doença.

Reforço da equipe

Em combate ao coronavírus, o HU reforçou também a estrutura de treinamentos na modalidade presencial e on-line, com bases teóricas e práticas. Desde ontem (26), as quatro salas virtuais foram disponibilizadas para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, técnicos de enfermagem e outros trabalhadores da assistência do HU.

Os profissionais terão acesso a cursos referentes à paramentação adequada para o contexto, conhecimento básico e avançado sobre a patologia, manejo de vias aéreas e ventilação mecânica, dentre outros.

Desde a semana passada os treinamentos já estão acontecendo no HU, de forma presencial. A Gerente de Atenção e Saúde, Ana Carolina Pontes, reforça a necessidade de qualificar todos os trabalhadores da assistência. “Acreditamos que há uma necessidade de capacitar todo nosso corpo técnico para o combate à doença”, frisa.

Banco de Sangue

Para atender ainda melhor a demanda, o Banco de Sangue do HU está recebendo doação de sangue para aumentar estoque. Interessados em doar devem ligar para 3202-5476 ou 3202-3743, para agendamento. O HU está adotando medidas com o objetivo de evitar a proliferação do Covid-19 e reestruturando as unidades para atender pacientes suspeitos ou contaminados pela doença.

Fonte: Ascom/HU

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos