Covid-19 promove aumento de 40% número de entregas e motofretistas

Com a estimativa de 17 dias de quarentena em todo o Estado de Alagoas, devido ao surto de coronavírus, muitos estabelecimentos estão de portas fechadas. Com isso, o número de entrega de alimentos subiu, já que bares e restaurantes estão operando somente em sistema de entregas.

O Alagoas 24 Horas entrou em contato com o presidente do Sindicato dos Mototaxistas e Motofretistas do Estado de Alagoas (Simeal), Ed Sampaio, que confirmou que houve um aumento considerável no faturamento dos motofretistas desde o início da quarentena.

“No caso do motoboy [motofretista], teve um aumento relativo por conta dos estabelecimentos não estarem abrindo ao público e somente por delivery e agora, a expectativa do sindicato é que com o novo decreto, até lanchonetes de bairro que estavam fechadas, já estão abrindo e adicionando o serviço de entrega dentro dos próprios bairros. Isso tem sido um grande auxílio para os motoboys, que estão aproveitando esse momento para complementar a renda”, explicou.

Devido a pandemia do coronavírus e o aumento da circulação dos motoboys, há também maior cuidado com relação à contaminação dos trabalhadores e também dos clientes. Sampaio informou que os pilotos estão sendo orientados a usar máscaras e luvas, além de deixar o produto na porta da casa dos clientes, quando o pagamento é feito via cartão de crédito.

“Para evitar o contato direto com os clientes, os motoboys estão sempre usando máscaras e luvas. Os principais aplicativos de venda de comida já têm a opção do motoboy sequer interagir com o cliente, deixando a comida na porta da casa”, disse.

Com o crescimento da atividade, o Simeal informou que houve um aumento de pelo menos 40% na quantidade de motoboys na cidade. Com a demanda do serviço, muitas pessoas que não trabalhavam na área passaram a recorrer a essa atividade para seguir faturando.

“Tivemos também o aumento de remanejamento de serviço. Muitos garçons passaram a fazer delivery, esse crescimento foi em de torno 40%. Existe essa situação e nós não temos como inibir o pai de família que queira fazer essa função, mesmo ela sendo regulamentada. Enquanto sindicato, defendemos o trabalho para todos. Parabenizamos essas pessoas porque entendemos que é o sustento de casa”, complementou.

MOTOTAXISTAS DIMINUEM VIAGENS

Em contrapartida, os mototaxistas têm sentido a diminuição no faturamento devido à quarentena. Segundo Ed Sampaio, com o fechamento de muitos estabelecimentos, muitos trabalhadores estão em casa e, com isso, o transporte tem sido menos requisitada com relação aos dias de normalidade.

“Tendo em vista o fechamento de vários estabelecimentos comerciais em Maceió, o mototaxista tem diminuído as corridas com passageiros, uma vez que apenas um grupo reduzido de pessoas estão se deslocando para os seus respectivos trabalhos. A categoria segue na rua, mas sentiu a redução na demanda. No entanto, vale frisar, que muitas pessoas estão optando pela motocicleta por ser individual, por não ter contato com ninguém e tendo a facilidade de pegar a pessoa na parte de casa”, finalizou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos