Sobe para 18 número de casos confirmados de Covid-19 em Alagoas

Hoje o Estado registrou o primeiro óbito da doença e o governo explicou os protocolos adotados no atendimento ao paciente.

Transmissão ao vivo com governador Renan Filho

O governador Renan Filho (MDB) e o secretário de  Saúde, Alexandre Ayres, realizaram uma transmissão ao vivo pelas redes sociais, na noite terça-feira, 31, para responder aos questionamentos acerca da morte de um idoso de 63 anos, primeira vítima da Covid-19 em Alagoas. Já que as informações divulgadas pela família do paciente desmentiam o governo e puseram em xeque os protocolos adotados no atendimento ao paciente.

Leia Também: Família contesta, mas Secretaria de Saúde confirma morte por COVID-19

Aryes disse que o governo teve acesso às postagens dos familiares do idoso tentando negar o resultado do teste, mas garantiu que não há como contestar. “Quem mais torce para que não tenham mortes em Alagoas somos nós. A gente entende as postagens dos familiares tentando negar o teste, mas estamos com os resultados que comprovam positivo para Covid-19”, disse.

O secretário esclareceu que a esposa do idoso esteve ontem no Hospital Veredas, onde foi submetida a uma tomografia e agora as equipes aguardam o resultado. Quanto aos demais familiares que tiveram contato com o idoso, estão sendo monitorados, como manda o protocolo. “Eu quero pedir a população que respeite esta família que está vivendo este momento difícil. Tenham consciência e respeito a dor dessas pessoas”, disse, se referindo as mensagens preconceituosas e à propagação de notícias falsas sobre o caso.

Atendimento

Questionados sobre os protocolos adotados no atendimento ao paciente secretário e governador destacaram que o idoso recebeu o atendimento necessário. Explicaram que as UPAs do estado foram referenciadas para atender aos pacientes com Covid-19. Além de estarem equipadas para funcionar como UTI, tais unidades possuem os profissionais capacitados para tratar a doença. No caso o paciente em questão, não foi transferido para um hospital de referência porque o resultado do teste saiu após sua morte. “Vamos usar, sim, todos os leitos possíveis. Vocês precisam entender que o cenário é preocupante e que Alagoas não chegou nem no pico de contágio”, respondeu sobre as críticas ao uso das UPAs de Maceió.

Números

Segundo boletim atualizado da Covid-19, Alagoas tem: 343 casos suspeitos; 18 casos confirmados; 301 casos descartados; e 1 óbito.  “A gente não vive em uma ilha, em Alagoas. O Brasil tem mais de 200 mortes e nós estamos trabalhando para prevenir. Vários estudos  – alguns deles divergem um pouco – revelam que a doença se espalha com o convívio social. Por isso que estamos fazendo isolamento social para dar tempo criar estratégias de combate à Covid-19. Se a doença vier estaremos mais preparados. Se ela não vier, entregaremos os aparelhos de saúde para utilização habitual”, destaca o governador.

Sobre a demora na realização dos exames, o governador lembrou que está adquirindo os equipamentos de testagem rápida e a ideia é ampliar o número de testes, já que hoje só são feitos 40 por dia.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos