Hospital Veredas inaugura UTI e destinará leitos para tratar pacientes com Covid-19

A nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) tem leitos completamente individualizados e 100% monitorados.

Divulgação

Nova UTI do Hospital Veredas

O Hospital Veredas inaugurou nesta quarta-feira, 1º de abril, a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com 20 leitos completamente individualizados e 100% monitorados, especializada em tratamento neurológico. A direção do hospital conta que foram 15 meses, entre planejamento e o resultado final. Os últimos 20 dias foram vivenciados em ritmo acelerado para atender ao pedido do Governo do Estado.

Hoje, no primeiro dia de funcionamento, dezenas de funcionários que atuaram no setor viveram um misto de ansiedade e satisfação. Eles foram uníssonos sobre o resultado: é um espaço que alia ambiente acolhedor a uma assistência humanizada e segura ao paciente.

“Deu tudo certo, graças a Deus. Mais de 15 meses entre planejamento, obras, instalações de equipamentos sofisticados, treinamento das equipes e o resultado é que tudo está funcionando muito bem”, afirma o diretor médico do Veredas, Dr Rodrigo Bomfim.

Já o presidente do Hospital Veredas, Dr Edgar Antunes Neto, destacou os esforços da equipe na conclusão da obra diante do cenário atual de pandemia de coronavírus. A direção explica que serão destinados 40 leitos para o combate à Covid-19, entre os da UTI e intermediário. “Em menos de 20 dias demos uma cavalo de pau, como se diz na gíria, alteramos o cronograma de trabalho para atender as decisões do Governo de Alagoas e conseguimos reduzir em seis semanas o prazo de entrega. É muito bom trabalhar ao lado de gente abnegada que veste a camisa da instituição e sabe, realmente, o valor social da nossa missão. Este equipamento não deve nada aos melhores hospitais do mundo.” diz Dr Edgar que também é medico e repete: “do mundo”.

Espeço Diferenciado

Ao invés de cortinas, os leitos são individualizados por alvenaria e vidros inteligentes, os quais garantem a privacidade na execução de procedimentos no paciente. Seis destes ainda são estruturados para atender pacientes que fazem uso de hemodiálise, com dois para isolamentos complexos, para os assistidos que exijam isolamento.

Todos os leitos possuem capacidade para acolher o paciente e até um acompanhante e o mais importante: podem ser integralmente monitorados de qualquer local da UTI, com monitores dentro e fora da cabine, replicados no posto de enfermagem, proporcionando também mais agilidade aos profissionais.

A estrutura conta ainda com ampla recepção, ambiente para prescrição médica e mais duas salas para serviços de acolhimento como psicologia e serviço social.

Tecnologia

De acordo com o diretor médico do hospital, Rodrigo Bomfim, a UTI Neurológica está estruturada e equipada com parque tecnológico avançado. “É uma UTI primariamente neurológica, composta de leitos exclusivos, respiradores de última geração, equipamentos de doppler transcraniano, eletroencefalograma, eletrocardiograma, bombas de infusão medicamentosa. A UTI é composta por um grupo de médicos intensivistas, neurologistas, fisioterapeutas respiratórios, enfermagem especializada, um grupo de psicologia, serviço social e equipe administrativa.

Maior Hospital de Alagoas

“Nosso hospital tem crescido continuadamente e temos priorizado serviços essenciais à saúde área de grande carência no estado, como é o caso da nossa UTI. Sabemos da importância e do missão social que Veredas representa aos alagoanos e estamos prontos para servi-los. Pouca gente sabe mas já somos o maior hospital de Alagoas”, garante o presidente.

A UTI é parte do projeto de requalificação iniciado há cerca de dois anos que contou com parceria do Grupo Empresarial Meireles (GEM).

Veja Mais

O que acontece com os pulmões quando você para de fumar?

Cigarro tradicional ou eletrônico "detonam" estruturas pulmonares e comprometem outras partes do corpo. Apesar do impacto do tabagismo, pneumologista Elnara Negri alerta que parar de fumar sempre vale a pena, pois órgão têm boa capacidade de se recuperar das agressões.

Deixe um comentário

Vídeos