Trump assina ordem executiva para explorar comercialmente Lua e corpos celestes

Em 6 de abril, o presidente norte-americano Donald Trump assinou uma ordem executiva para explorar comercialmente os recursos da Lua e de outros corpos celestes. O documento deixa claro que Washington não considera o espaço como um bem comum global.

“À medida que avançam as tecnologias, os elementos raros terão uma maior demanda, por isso no futuro o acesso dos países aos recursos da Lua será estratégico”, disse à Sputnik Igor Mitrofanov, responsável pela área de Planetologia do Instituto de Pesquisas Espaciais da Rússia.
O pesquisador indicou que a Terra e a Lua têm a mesma origem, portanto, todos os elementos raros que existem em nosso planeta também devem estar presentes na Lua.

No século XXI, disse, a Lua será objeto de estudo e exploração. Os Estados Unidos começam um ambicioso programa lunar e a China realiza com êxito projetos cada vez mais complicados na Lua.

“Ao examinar hoje o sentido prático da assimilação da Lua, deveremos pensar na possibilidade de realizar livremente nosso programa lunar amanhã. Devemos desenvolver sistemas espaciais para alcançar no futuro nossos objetos cruciais na Lua”, referiu.

A Rússia planeja voltar à Lua em 2021 com o lançamento de uma nave que pousará no polo sul do satélite.

Fonte: Sputnik News

Veja Mais

Irã envia dezenas de drones para atacar Israel

Autoridades israelenses consideravam que ataque iraniano era iminente depois que o governo do Irã prometeu responder ao bombardeio israelense na embaixada do Irã na Síria, que matou comandantes da Guarda Revolucionária.

Deixe um comentário

Vídeos