Confira provas e gabaritos das edições anteriores do Enem e se prepare

No site do Inep, participantes têm acesso aos exames e gabaritos dos anos anteriores

Agência Educa Mais Brasil

Estudantes que sonham em ingressar em instituições de ensino superior através do Enem, precisam manter um ritmo de estudo intenso e, muitas vezes, isso não é uma tarefa fácil. Neste ano, o desafio é ainda maior. Por causa da pandemia do novo coronavírus, as aulas precisaram ser suspensas e os estudantes precisaram adaptar a sua rotina de estudos ao isolamento social.

Neste caso, o auxílio da internet é fundamental já que ela possui diversas ferramentas e sites que os estudantes podem acessar e buscar conteúdos para complementar os estudos. Exemplo é o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que disponibiliza todas as provas e gabaritos das edições anteriores do Enem.

Este ano, 100 mil estudantes vão fazer pela primeira vez, desde a criação do Enem, o exame em sua versão digital. O MEC já liberou a lista de cidades e o número de vagas onde vão ocorrer as provas nesse novo formato. O Enem Digital vai acontecer nos dias 22 e 29 de novembro, já o impresso, em 1º e 8 de novembro. A previsão é que em 2026 todos os participantes do exame façam a prova apenas na modalidade digital.

Provas e gabaritos das edições anteriores do Enem

O Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) responsável pelo Enem, disponibiliza em seu site todas as provas e gabaritos das edições anteriores dos exames. Desde 2009, as provas são compostas por questões objetivas e uma redação.

As áreas do conhecimento avaliadas são: Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias, Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias, além da produção de um texto que deve ser realizado no gênero textual dissertativo-argumentativo. O tema da redação só é revelado no dia da prova. Confira abaixo provas do Enem de 2015 até a sua última edição (2019):

 

Prova do Enem 2019

Prova do primeiro dia | Gabarito

Prova do segundo dia | Gabarito

 

Prova do Enem 2018

Prova do primeiro dia | Gabarito
Prova do segundo dia | Gabarito

Prova do Enem 2017
Prova do primeiro dia | Gabarito

Prova do segundo dia | Gabarito

Prova do Enem 2016

Prova do primeiro dia | Gabarito

Prova do segundo dia | Gabarito

Prova do Enem 2015

Prova do primeiro dia | Gabarito

Prova do segundo dia | Gabarito

Para que serve o Enem?O Enem é utilizado pela maioria dos participantes para começar o ensino superior. Com os resultados é possível ingressar em uma graduação de diversas formas, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, a nota também pode ser critério para ingresso em diversas universidades portuguesas.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos