Ufal institui colação de grau virtual para estudantes de todos os cursos

Abertura do processo e recebimento da documentação também serão em formato digital

Ascom / Ufal

Ufal

A colação de grau por ato administrativo agora será realizada para estudantes de todos os cursos da Universidade Federal de Alagoas. Além disso, os trâmites de solicitações e recebimento de documento serão online, sem necessidade de ir ao Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) para abrir processo ou assinar ata.

As mudanças, instituídas por meio da Portaria 557/2020, buscam atenuar os impactos da suspensão das atividades presenciais e foram implementadas após uma série de adequações nos procedimentos. Vão beneficiar discentes que estão com a graduação completa e os que já tinham dado entrada no pedido de colação, mas tiveram a cerimônia suspensa por causa das medidas de distanciamento social.

Para colar grau administrativamente, o graduando deve estar com o curso integralizado e apresentar situação regular de matrícula. O ato é firmado por meio de portaria assinada pelo reitor, dispensando a assinatura de ata pelo formando. “Com essa nova forma não tem solenidade. É toda documental e vai se aplicar a todos os alunos de todos os cursos da Ufal. Eles vão receber, por e-mail, a certidão de conclusão de curso, o histórico e a cópia da portaria”, destaca a diretora do DRCA, Sarita Araújo.

Desde o início do contingenciamento na Ufal, com o objetivo de evitar aglomerações, apenas graduandos da área da Saúde ou que comprovassem a necessidade podiam colar grau de forma administrativa. Com a nova portaria, o concluinte que atender aos requisitos poderá solicitar essa modalidade por meio de formulário eletrônico disponibilizado pelo DRCA.

É preciso também encaminhar os seguintes documentos em formato digital: cópia do RG legível (carteira de habilitação não é válida, pois não indica naturalidade); declaração de quitação com as bibliotecas Central e Setorial (disponível neste link; declaração de depósito do trabalho de conclusão de curso (TCC) no Repositório Institucional; declaração de quitação com o curso, emitida pela respectiva Coordenação (apenas para graduandos dos cursos de Educação Física Licenciatura e Odontologia); certificado de Dispensa de Incorporação (apenas para graduandos do gênero masculino dos cursos de Medicina, Farmácia, Odontologia e Medicina Veterinária); documento comprobatório de regularidade com o Enade (disponível no link, além da declaração de veracidade das informações e autenticidade dos documentos apresentados, conforme modelo disponibilizado pelo DRCA.

Etapas para atendimento

Com a publicação da portaria que instituiu a colação por ato administrativo para todos os estudantes da Ufal, a diretora explica que, em um primeiro momento, serão atendidos os que já tinham solicitado a colação de grau, mas tiveram as cerimônias adiadas por causa da pandemia.

“Vamos emitir a documentação para todos os que estavam com processo aberto e analisado pelo DRCA, antes da suspensão. Quando finalizarmos o atendimento dessa demanda que estava parada, abriremos para os alunos que estão integralizando os cursos agora para fazer suas solicitações”, detalha Sarita ao reforçar que os documentos referente à outorga do grau serão enviados por e-mail.

Ela explica que será um atendimento gradativo. Um cronograma vai ser publicado, informando sobre quando os estudantes vão receber suas documentações. “Como tinham sido suspensas muitas cerimônias, vamos seguir a ordem cronológica de agendamento para poder definir a publicação das portarias com a lista de nomes. A partir disso, enviar ao interessado”, esclarece.

Só após finalizada essa primeira etapa, será aberto o prazo para que novos concluintes possam solicitar colar grau por ato administrativo. “Os alunos devem acompanhar o portal da Ufal, pois vamos publicar quando estará disponível o período para solicitação”, informa Sarita.

Os pedidos serão feitos por meio de formulário eletrônico, sem necessidade de ir ao DRCA para abrir processo. “Ressaltando que só será liberado o formulário depois que atendermos todas as colações que já estavam agendadas”, diz a diretora. Ela ainda destaca que as colações emergenciais, a exemplo de estudantes da área da Saúde, continuam sendo realizadas com prioridade.

Fonte: Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos