Ex-executivo da Odebrecht é condenado por lavagem de dinheiro em processo da Lava Jato

Olívio Rodrigues Júnior Olívio Rodrigues Júnior operava e controlava contas utilizadas pela Odebrecht para pagamentos ilícitos no exterior, segundo a Operação Lava Jato — Foto: Reprodução

A Justiça condenou o ex-executivo da Odebrecht, e delator na Operação Lava Jato, Olívio Rodrigues Júnior pelo crime de lavagem de dinheiro. A decisão foi proferida nesta quinta-feira (21).

Na sentença, da 13ª Vara Federal de Curitiba, a Justiça considerou a investigação de transferências bancárias realizadas entre 14 e 28 de setembro de 2010, denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF) por integrarem um esquema de pagamento de propinas da construtora para agentes públicos e políticos.

A Justiça também decidiu, nesta quinta-feira, suspender a condenação e a ação contra outro réu, Walmir Pinheiro Santana, ex-diretor financeiro da UTC Engenharia, do termo de acordo entre ele e a Procuradoria-Geral da República (PGR), que foi homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Santana foi investigado por ser a pessoa responsável, na UTC Engenharia, por operacionalizar repasses fraudulentos ao advogado Rodrigo Tacla Duran, apontado como um dos operadores das offshores criadas pelo “departamento de propina da Odebrecht”.

Esquema de propinas

De acordo com a denúncia do MPF, Olívio atuava no funcionamento do setor de propinas da empreiteira. Ele, conforme os procuradores, recebia valores em contas no exterior, derivados de contratos do Grupo Odebrehcht, incluindo contratos com a Petrobrás, e repassava as quantias a outros operadores financeiros.

O Ministério Público denunciou que ele era o controlador de uma conta em nome da off-shore Constructora Internacional Del Sur, pela qual realizou repasse fraudulento para uma conta em Singapura, destinada a Duran.

Conforme a denúncia, Rodrigo Duran ajudou dirigentes do Grupo UTC e da Odebrecht a esconder dinheiro obtido ilegalmente em contratos da Petrobrás. Ele também atuou ajudando os envolvidos no esquema a repassar o dinheiro ilícito a agentes públicos.

De acordo com a Justiça, Rodrigo Tacla Duran foi denunciado por crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa pelas irregularidades.

G1 tenta contato com a defesa dos citados.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos