Oftalmologista dá dicas para evitar que lentes dos óculos embacem ao usar máscara

Sabão auxilia a não deixar óculos embaçados ao usar máscara — Foto: Reprodução/TV Globo

Devido à pandemia do novo coronavírus, o uso de máscaras passou a ser obrigatório para quem precisar sair de casa em todo o estado de Pernambuco. Para quem usa óculos, um dos desafios é lidar com as lentes embaçando a todo momento. O oftalmologista Alexandre Ventura deu dicas de como evitar isso.

Ventura explicou que as lentes embaçam porque os óculos têm uma temperatura mais fria que nosso corpo e respiração. Isso explica o embaçamento das lentes quando saímos de um ambiente quente para um frio e vice-versa. Para evitar que as lentes embacem, o sabão amarelo pode ser um bom aliado.

“Existem várias maneiras de deixarmos menos embaçado ou sem embaçamento algum. Existem alguns simples produtos que temos no dia a dia, um sabão por exemplo. Ele tem que ser seco porque vai criar uma película uniforme. Isso serve para os óculos escuros e de grau. Você tem que passar nas lentes, dos dois lados, a seco”, disse ele.

Logo após passar o sabão dos dois lados das lentes, é preciso tirar o acesso com um lenço específico para óculos ou um papel especial. Não é preciso tirar tudo, somente o necessário para deixar uma camada fina de gordura.

Sabões amarelos ou de coco podem ser usados, mas têm de estar secos e não ressecados, para não arranhar o óculos. Sabonetes tipo esfoliantes também não são recomendados. “Os nadadores, corredores, mergulhadores, usam uma técnica que é colocar um sabão neutro líquido. Aí, você tem que tirar com um pouco de água, mas não tirar tudo e esperar secar”, disse ele.

Segundo o oftalmologista, o procedimento deve ser repetido todas as vezes que o óculos for usado. Outras dicas também foram dada, como prender a parte superior da máscara com uma fita adesiva.

“A dica mais importante é o uso de uma fita adesiva, tipo ‘transpore’ ou ‘micropore’. Você vai cortar um pedaço da fita do tamanho da face superior da máscara e vai colar esse adesivo no nariz. Ou seja, você vai criar uma barreira e a respiração não passa. Isso é muito seguro para motorista”, afirmou.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos