Renan Filho antecipa prorrogação do decreto e diz que flexibilização pode ocorrer em junho

Governador concedeu entrevista ao Valor Econômico nesta quinta, 28

O governador Renan Filho (MDB) antecipou, em entrevista na manhã desta quinta (28) à revista Valor Econômico, que deve prorrogar o decreto com medidas de combate à pandemia do novo coronovírus (covid-19). O decreto atual tem validade até o próximo sábado (30). O chefe do Executivo Estadual disse que medidas de relaxamento ao setor produtivo só devem ocorrer em junho.

Renan Filho comemorou o índice de 60% de isolamento registrado no Estado na última semana e disse que foi resultado do trabalho de conscientização do governo, aliado ao reconhecimento da população quanto à gravidade do momento.

O governador reconheceu que é ruim a troca de ministros da saúde, mas disse ter superado esta etapa e que tem tentando se aproximar do atual interino da pasta, general Eduardo Pazuello. Para Renan Filho, o ponto crítico nas ações de combate à pandemia no âmbito nacional tem sido a dubiedade sobre o isolamento social (com ministros da Saúde defendendo e o presidente Jair Bolsonaro se posicionado contra) e quanto ao protocolo de tratamento (uso da cloroquina), que gerou prejuízos na sua avaliação.

Ele destacou ainda que o Brasil, que pode encerrar a pandemia com o maior número de casos e de mortes do mundo, tem tido dificuldade em adquirir equipamentos no exterior e os que têm sido entregues ao estados têm sido fabricados aqui mesmo. O gestor salientou, ainda, que é necessário uma mediação da federação no sentido de assegurar mais equipamentos.

Renan Filho defendeu que o Brasil siga as estratégias dos demais países do planeta, seguindo uma base científica sólida, alegando que é “sempre muito perigoso seguir outro caminho”. Ele avaliou que o país segue dividido, inclusive com alguns estados adotando medidas de relaxamento, sem saber o que vai acontecer no futuro. “Aumenta a pressão de ambos os lados e isso dificulta a estratégia nacional”, avaliou.

Quanto aos investimentos contra a pandemia em AL, o governador estima que serão gastos cerca de R$ 100 milhões a mais pelo Estado apenas com saúde.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos