Durante pandemia, empreendedores se reinventam e impulsionam negócios

G1

A pandemia do novo coronavírus fez a rotina das pessoas mudar completamente. Parques, praias estabelecimentos comerciais, tidos como não essenciais, tiveram que fechar para que o sistema de saúde não sofresse um colapso. Em meio a uma crise que afeta todos os setores – o econômico é um deles – houve quem conseguisse se reinventar. Atendendo a uma nova forma de consumo, alguns impulsionaram seus negócios.

Microempreendedores encontraram uma maneira de sobreviver neste momento difícil. Um dos exemplos foi o de Ricardo Silva, que tem uma empresa de recreação de festas. Sem poder abrir – afinal, aglomerações não são permitidas durante a pandemia – ele teve um estalo.

Com quase 500 personagens de desenhos animados, ele arrumou uma solução para não deixá-los parados. A salvação veio no mundo virtual.

Agora os personagens gravam vídeos personalizados para crianças. O preço varia de acordo com o tempo e o personagem. “Essa foi uma forma que a gente encontrou de tentar manter as contas da empresa em dia e levar magia, o lúdico, para a vida da criança”, explicou Ricardo.

A editora Davyton, na cidade de Moreno, no grande Recife, estava falindo quando chegou o período de pandemia. O destino parecia certo, mas mudou com a ideia de publicar um livro sobre o momento atual.

“Já durante o período da pandemia, estávamos com um material pronto para dar entrada em falência. A gente tomou algumas decisões administrativas que nos deram atraso na entrega de livros, cheque especial atrasado, títulos no banco e a solução foi decretar falência para saber como iríamos pagar as dívidas. No período da quarentena, eu tenho acesso a uma cartilha do governo federal que foi escrita há 102 anos, com um corte pela poesia, informando como foi a quarentena do pessoal no Brasil. Naquele momento eu tive um ‘start'”, contou Davyton Almeida, dono da editora.

O trabalho voltou com tudo. A discussão deu margem para outras ideias que saíram do papel. O que não era feito há meses foi desenvolvido durante a pandemia.

“Fui atrás de parceiros, poetas e poetisas que quisessem falar, através da poesia, como estão se sentindo neste momento. E aí foi um sucesso, eles toparam. Dentro da discussão surgiu a ideia de escrever o livro ‘Poesia também contagia’. E desse contato surgiram outros contatos e começamos a fazer livros individuais. Desde agosto estávamos sem publicar um título individual. Diversos poetas e poetisas que ingressaram vieram para somar e lançar seus livros individuais”, completou.

Covid-19 em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, nesta quinta-feira (28.05), 794 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Entre os confirmados, 268 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 526 como casos leves. Até esta quinta, Pernambuco totaliza 30.713 casos já confirmados, sendo 13.354 graves e 17.359 leves. Além disso, foram confirmadas 98 mortes. Com isso, o Estado totaliza 2.566 óbitos pela doença.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos