Brasil tem mais de 100 crianças e jovens até 19 anos mortos pela Covid-19

G1

Benjamin, recém-nascido, Geovanna, 9, Alvanei, 15, Kamilly, 17. São 141 crianças e jovens até 19 anos mortos em razão da Covid-19 no Brasil, segundo o último boletim do Ministério da Saúde. Levantamento exclusivo do G1 mostra detalhes da maior parte desses casos e conta as histórias de vítimas e de famílias por trás dos números.

Um estudo do demógrafo francês Christophe Guilmoto, do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) da Universidade de Paris, mostra que o percentual de jovens mortos no Brasil é maior que em outros países.

O coronavírus tirou a vida de bebês como Benjamin, nascido junto com o irmão gêmeo João Marcelo, no dia 2 de maio em Maceió, Alagoas. A mãe, Carla Vitória, de 21 anos, descobriu no hospital que estava com Covid-19. Os dois filhos foram contaminados.

Benjamin morreu dois dias depois do parto. João Marcelo ficou internado na UTI neonatal. Eles nasceram prematuros, com 28 semanas.

“No dia do parto, como eles foram muito prematuros, precisaram ser entubados logo, então eu não os vi. O Benjamin, que foi o que faleceu, só vi sem vida, num caixãozinho”, conta a mãe.

A equipe de reportagem conseguiu informações de 118 das 141 vítimas com até 19 anos registradas até o dia 26 de Maio. Dessas, pelo menos 18 não tinham comorbidades.

Foi o caso de Kamilly Ribeiro, de 17 anos, que não tinha doença pré-existente. Ela e a mãe, Germaine Herculano dos Santos, de 43 anos, foram contaminadas em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

A mãe, hipertensa, sobreviveu. Kamilly não resistiu após 20 dias internada no CTI.

Kamilly Ribeiro, de 17 anos, não tinha comorbidades. A jovem era estudiosa, iria prestar Enem neste ano e sonhava em cursar medicina — Foto: Arquivo PessoalKamilly Ribeiro, de 17 anos, não tinha comorbidades. A jovem era estudiosa, iria prestar Enem neste ano e sonhava em cursar medicina — Foto: Arquivo Pessoal

“Minha filha não tinha doença, nenhum tipo, bronquite, asma, tuberculose, coqueluche, nada disso ela teve”, diz Germaine.

Perfil dos jovens até 19 anos mortos por Covid-19 no Brasil — Foto: Aparecido Gonçalves/G1Perfil dos jovens até 19 anos mortos por Covid-19 no Brasil — Foto: Aparecido Gonçalves/G1

A maior parte das vítimas com menos de 19 anos, no entanto, tinha alguma doença ou já possuía algum problema de saúde quando contraiu a Covid-19.

Geovanna Steffane Ribeiro Guillem, de 9 anos, estava internada desde fevereiro na Santa Casa de Araçatuba (SP) fazendo tratamento contra leucemia.

Ela precisava de uma doação de medula óssea, mas não conseguiu. Morreu no dia 5 de maio.

Geovanna Steffane Ribeiro Guillem morreu na Santa Casa de Araçatuba  — Foto: Reprodução/TV TEM Geovanna Steffane Ribeiro Guillem morreu na Santa Casa de Araçatuba — Foto: Reprodução/TV TEM

Recém-nascidos

Os bebês menores de um ano estão entre os mais afetados pela Covid-19, especialmente prematuros. Essa é a faixa-etária com mais mortes entre os casos encontrados pela reportagem. Foram 42 vítimas.

Com uma síndrome que ataca os rins, uma bebê de três meses morreu no dia 3 de abril em Iguatu (CE). Com sintomas de gripe, a bebê foi levada para uma UPA, onde foi atendida e liberada com medicação.

Como ela tinha problemas de saúde desde o nascimento, os pais não suspeitaram que estivesse com Covid-19. Mas a dificuldade para respirar aumentou e a bebê foi encaminhada ao hospital onde ficou até morrer.

Em Niterói (RJ), uma bebê de 6 meses com HIV morreu de Covid-19 em 8 de maio. Ela deu entrada na unidade de saúde com quadro respiratório, evoluiu com síndrome respiratória aguda grave e não resistiu.

Um bebê de apenas quatro dias morreu em Natal (RN) no dia 7 de abril. A criança nasceu prematura, com 30 semanas de gestação, apresentou insuficiência respiratória e ficou na UTI neonatal. Quando deu entrada na maternidade, a mãe apresentava quadro de hipertensão, diabetes, obesidade e síndrome respiratória

Norte e Nordeste têm mais casos

As regiões Norte e Nordeste registram a maior parte dos casos de jovens mortos por Covid-19. O estado de Pernambuco foi o que teve o maior número de vítimas abaixo de 19 anos. São 22 casos.

A primeira criança vítima da Covid-19 no estado foi um bebê de 7 meses, que morreu no dia 13 de abril.

Ele tinha síndrome de Down, hipertensão pulmonar e cardiopatia. Foi internado no dia 5 de abril, com febre e tosse. Ficou cinco dias com respiração assistida na UTI, mas não resistiu.

No Norte, o Pará concentra a maioria dos casos: 20 registros. A primeira vítima morreu no dia 25 de abril, na cidade de Almeirim. Era uma adolescente de 15 anos.

Adolescente Yanomami Alvanei Xirixana, de 15 anos, morreu com coronavirus no dia 9 de abril  — Foto: Reprodução/Jornal HojeAdolescente Yanomami Alvanei Xirixana, de 15 anos, morreu com coronavirus no dia 9 de abril — Foto: Reprodução/Jornal Hoje

A doença também se espalhou pelas aldeias indígenas e fez sua primeira vítima em 10 de abril, o adolescente Alvanei Xirixana, de 15 anos. O índio ianomâmi foi contaminado em Roraima.

Ele chegou ao hospital com falta de ar, dor no peito, febre e dor de garganta. Ficou internado por uma semana e morreu.

Um bebê indígena de oito meses também morreu no dia 19 de abril no município de Alto Boa Vista (MT). Ele vivia na aldeia Marawãitsédé e não tinha qualquer comorbidade que pudesse potencializar a doença.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos