Familiares de reeducandos protestam para pedir liberação da entrega de feiras

Grupo protesta para pedir entrega de feiras a reeducandos – Carlos Madeiro/Cortesia

Um protesto organizado por familiares de reeducandos, na tarde desta quarta-feira, 10, resultou no bloqueio de um trecho da rodovia BR 104, em frente a entrada  do sistema prisional, no sentido Maceió/ Rio Largo. O grupo está pedindo a liberação da entrega de feiras, aos detentos, e reclama da falta de contato, há cerca de três meses.

A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) não se pronunciou oficialmente sobre o protesto, mas sua assessoria de comunicação ressalta que a suspensão das visitas e entrega de alimentos por parte dos familiares é resultado de uma determinação da 16ª Vara Criminal da Capital, responsável pelas execuções penais.

A medida foi tomada por causa da pandemia do coronavírus e como forma de resguardar as vidas dos presos, dos servidores do sistema prisional e dos próprios familiares. Como o governador Renan Filho anunciou hoje que o decreto de emergência com as medidas de segurança foi prorrogado até o dia 22 deste mês, a situação permanece como está, no complexo penitenciário do estado. 

Sobre a reclamação da falta de assistência, em relação à alimentação dos reeducandos, a assessoria informou que todos estão recebendo as três refeições diárias, os kits de higiene pessoal e também uniformes.

Interação

A Gerência de Saúde da Seris está tentando minimizar os transtornos causados pelo distanciamento, fazendo a interação entre familiares e reeducandos do sistema prisional. Ou seja, mantendo o reeducando informado a respeito da situação de sua família, e vice- versa. Este contato é mediado por telefone e realizado pelas assistentes sociais das respectivas unidades prisionais.

A coordenadora do serviço social da Seris, Michelle Farias explica que pela demanda nas unidades, a periodicidade desses telefonemas, geralmente, é semanal. Porém, diariamente, as assistentes sociais recebem ligações telefônicas dos familiares dos reeducandos.

As profissionais também contam com o apoio dos representantes dos módulos para identificação das demandas visando à realização dos contatos telefônicos. As listas para contato são solicitadas aos representantes dos módulos quinzenalmente.

Apenas na última semana (01/06 à 05/06/2020), 401 atendimentos foram realizados por 10 assistentes sociais, perfazendo uma média de 80 atendimentos diários.

Contatos

As demandas referentes à notícias dos reeducando podem ser obtidas através do e-mail servicosocial@seris.al.gov.br, de tal forma que o serviço de assistência social da unidade irá buscar entrevistar o custodiado e através de contato telefônico prestará informações à família. Se preferir, os familiares de reeducandos que se encontram no complexo penitenciário de Maceió podem manter contato por meio dos telefones a seguir: Presídio Baldomero Cavalcanti: 3315-1055 / Presídio Cyridião Durval e Silva: 3315-3770 / Núcleo Ressocializador da Capital: 3315-1024 / Casa de Custódia da Capital: 3315-1092 / Centro Psiquiátrico Judiciário: 3315-8471 / Presídio Feminino Santa Luzia: 3342-1898 / Penitenciária de Segurança Máxima: 3315-7908 / Presídio de Segurança Máxima: 3315-1761.

Já no Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, as equipes têm realizado telefonemas para os familiares com a presença dos reeducandos. O contato também pode ser feito pelo email socialpa01@gmail.com.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos