Governo de Roraima anuncia transferência de pacientes com coronavírus para o Amazonas devido à falta de leitos no estado

Único para pacientes com a Covid-19, Hospital Geral de Roraima tem 55 pacientes a mais que o número de leitos disponíveis. Transferência de pacientes ocorre enquanto Hospital de Campanha não começa a funcionar.

Reprodução

Hospital Geral de Roraima (HGR), em Boa Vista

O governador de Roraima anunciou neste domingo (14) que pacientes de Roraima infectados pelo coronavírus serão transferidos para o Amazonas. A medida ocorre em meio ao colapso na saúde pública do estado, com o Hospital Geral de Roraima (HGR) acima da capacidade e pacientes à espera de vagas.

A Secretaria de Comunicação do governo informou à Rede Amazônica que entre 20 a 27 pacientes com a Covid-19 internados em UTIs do HGR devem ser transferidos para o Amazonas. O governo amazonense, no entanto, informou em nota que “a quantidade de leitos ainda está em definição”.

O secretário de Saúde de Roraima, Marcelo Lopes, disse ao G1 que o envio de pacientes depende de autorização da família e de atender a critérios clínicos.

A transferência desses pacientes deve ser feita em UTI aérea, com transporte do Exército, de acordo com o governo de Roraima. Manaus fica distante cerca 781 Km de Boa Vista. O tempo de viagem entre as duas cidades é de 1h15 de avião e 10 horas de carro.

O HGR tinha 193 pacientes com coronavírus internados até esse sábado (13) – 55 a mais do total de 138 leitos disponíveis para atender pessoas infectadas. O governo não divulga a situação atual da ocupação de UTIs na unidade.

O envio de doentes para o Amazonas é uma alternativa para desafogar o HGR enquanto o Hospital de Campanha, feito exclusivamente para o tratamento de Covid-19, não funciona.

Construído pela Operação Acolhida, o Hospital de Campanha atrasou a inauguração por falta de profissionais que deveriam ser cedidos pelo governo, e de insumos e materiais. A unidade teve quatro previsões de funcionamento fracassadas e uma quinta data foi divulgada pelo governo: deve abrir nesta quarta (17).

Em nota, o governo do Amazonas disse que a a ideia é destinar um número de leitos de UTI para pacientes de Roraima, sem que isso prejudique o atendimento oferecido pela rede estadual do Amazonas aos doentes de Manaus e dos 61 municípios do interior do estado.

“Entendemos a situação do nosso vizinho e esperamos conseguir ajudá-los em um momento tão delicado e pelo qual já passamos. As questões técnicas como regulação de leitos, translado dos pacientes e de vigilância em saúde, estão sendo discutidas entre nós da Susam e o secretário de Saúde de Roraima, Marcelo Lopes”, informou a secretária de Saude do Amazonas, Simone Papaiz.

Conforme o Amazonas, o Governo Federal deve auxiliar nas transferências. Roraima atingiu, nesse sábado, 200 mortes por coronavírus e 6.875 infectados em menos de três meses desde os primeiros registros da doença.

Atualmente a capital Boa Vista concentra 76% dos casos de todo o estado: são 5.206 infectados e 161. Além disso, uma pesquisa apontou 25,4% da população já foi infectada pelo vírus. O percentual coloca a cidade de 313 mil habitantes com a pior situação entre as 120 do país onde o estudo da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel) foi realizado.

Em meio à superlotação no HGR, a capital enfrenta ainda a falta de testes rápidos nos postos de saúde e de material para fazer a coleta molecular no Laboratório Central, administrado pelo governo. A Sesau, no entanto, contabiliza testes feitos na rede particular e nos postos de saúde de municípios do interior.

Fonte: G1 Roraima

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos