Usuário deve procurar assistência nos primeiros sintomas de Covid-19

Ascom SMS

Há pouco mais de um mês, a Secretaria Municipal de Saúde inaugurou as primeiras Unidades de Referência em Síndrome Gripal. De lá pra cá, já foram feitos mais de 12 mil atendimentos, evitando que casos de pacientes com febre, tosse, coriza, dores de garganta, cabeça e no corpo, se agravem e precisem de um atendimento em unidade de maior complexidade.

A intenção dessas unidades é proporcionar uma assistência de qualidade às pessoas com suspeita de Covid-19, desde o início dos sintomas, como explica a infectologista Mardjane Lemos. “No atendimento inicial, o usuário passa por uma avaliação cuidadosa de médicos e enfermeiros, para  identificar se o cidadão tem maior risco de evoluir com quadros mais complicados, ou se já apresenta sinais de gravidade”.

Caso a equipe identifique, durante a consulta, que há risco de complicação, o usuário é direcionado para fazer exames mais detalhados, como de sangue e de imagem (tomografia, eletrocardiograma e raio-x), com o objetivo de avaliar possíveis complicações antes que elas ocorram, além de fornecer informações detalhadas sobre os cuidados e precauções a serem seguidas.

“Se houver algum sinal de gravidade, o cidadão receberá imediatamente os primeiros cuidados e será  encaminhado para atendimento em uma UPA, de onde poderá seguir para internação hospitalar, se não apresentar melhora”, informa a médica, que é a responsável pela capacitação dos profissionais das unidades sentinelas.

“Teste rápido não salva vidas”, destaca infectologista

Segundo relatos dos profissionais das unidades, muitos usuários ainda procuram a unidade com o objetivo de realizar testagem, principalmente para saber se foram contaminados pelo novo coronavírus, mas não tiveram sintomas. A infectologista Mardjane Lemos enfatiza que as unidades são voltadas para usuários sintomáticos e que não funcionam como centros de testagem.

“As pessoas devem procurar atendimento nas Unidades de Síndrome Gripal já nos primeiros dias de doença e não após o oitavo dia, com objetivo de testar. O teste rápido não salva vidas, mas o atendimento clínico cuidadoso e a realização de outros exames podem evitar complicações, internação e evitar muitas mortes”, reforça.

A infectologista ainda explica que a testagem é realizada nas unidades quando prescrita pelo médico, que avalia se o paciente atende aos critérios necessários. “Como o teste rápido só é capaz de  detectar a doença após, pelo menos, oito dias do início dos sintomas, podendo permanecer negativo até 14 dias, ele não é indicado no período em que há maior risco de complicação. Ou seja, o teste rápido ou qualquer outro para confirmação da covid-19,  não tem utilidade para os cuidados mais importantes, que devem ser iniciados já nos primeiros sintomas”, pontua.

Onde ficam as unidades?

Maceió conta atualmente com quatro Unidades de Referência em Síndromes Gripais. As duas primeiras unidades reestruturadas foram as UBS Jorge Duarte Quintella (Graciliano Ramos) e Walter de Moura Lima (Santa Amélia). Em seguida, os atendimentos no novo modelo iniciou na USF Novo Mundo. E no dia 1º de junho, a URS Maria da Conceição Fonseca Paranhos, em Jacarecica, também começou a atender pacientes com sintomas gripais. Todos seguem o mesmo modelo de atendimento e funcionam de domingo a sábado, das 7h às 19h.

 

Fonte: Ascom SMS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos