Jovem desmaia após ser duas vezes estrangulado por PM durante abordagem

Vídeos feitos por moradores do bairro mostram PM pressionando peito de garoto de 19 anos, que se debate até ficar desacordado.

Jovem desmaia após ser estrangulado durante abordagem policial em SP — Foto: Arquivo Pessoal

Um garoto de 19 anos desmaiou após ser duas vezes estrangulado por um policial militar durante uma abordagem em Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo, no final da tarde deste domingo (22).

Ainda desacordado, ele foi levado para a delegacia e, depois, ao pronto-socorro. O rapaz afirma que se assustou com a presença dos policiais, se desequilibrou e acabou batendo na moto de um dos policiais. Após a batida, ele foi agarrado pelo pescoço pelo PM.

“Eu não sou nenhum marginal, por mais que eu tô errado andando sem habilitação, eu não sou nenhum marginal”, disse o jovem em entrevista ao Bom Dia SP.

Os policiais envolvidos na ação disseram que o jovem tentou fugir de uma abordagem de rotina, por isso foi perseguido, dominado e preso. A Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirma que o caso já está sendo analisado e que serão adotadas as providências cabíveis. Os policiais foram afastados das operações nas ruas, segundo a pasta.

As cenas foram registradas em vídeos por moradores do bairro e divulgadas nas redes sociais. Em um dos vídeos é possível ver que após dominar o rapaz, um PM, por duas vezes, usa técnicas de estrangulamento até provocar o desmaio do jovem.

Na primeira imagem, um policial de capacete pressiona o peito do rapaz com o joelho, que se debate até desmaiar.

Em seguida, após recobrar os sentidos, já na calçada, ele é novamente estrangulado, aparentemente pelo mesmo policial, que agora está sem capacete. O garoto sofre um novo desmaio e fica caído no chão.

Em um outro vídeo, também gravado por populares, o rapaz, ainda desacordado, é colocado no meio fio e depois jogado na viatura policial.

Outras denúncias
A Corregedoria da Polícia Militar (PM) de São Paulo apura a denúncias de agressões cometidas por ao menos três agentes que deram tiros de balas de borracha em dois vendedores ambulantes, ferindo um deles na boca e na virilha e o outro no ombro.

Vídeos e fotos que circulam nas redes sociais mostram os policiais militares atirando, a discussão com os homens, e uma das vítimas sem dentes e a outra com um buraco no ombro (veja acima e abaixo nesta matéria).

O caso ocorreu durante ação policial para coibir aglomeração de pessoas na madrugada da última sexta-feira (19), num baile funk, numa comunidade da Zona Sul da capital. Os rapazes, que são irmãos, estavam vendendo churrasco em frente da casa onde moram no Jabaquara.

Assassinato
Também neste final de semana, moradores da Zona Sul de São Paulo, familiares e amigos do adolescente Guilherme Silva Guedes, de 15 anos, encontrado morto em Diadema, na Grande São Paulo, com dois tiros na cabeça, participaram de uma missa em homenagem ao garoto neste domingo (21).

Em seguida, o grupo se reuniu em uma praça às margens da Avenida Cupecê, na Zona Sul de São Paulo, para um ato pedindo justiça pela morte do jovem. O adolescente era de Tupã, no interior do estado, e estava morando atualmente na capital com a avó materna desde o início da pandemia.

Um sargento da PM está preso suspeito de ter participado do assassinato, ocorrido na madrugada do dia 14 de junho. Além de tiros, o garoto foi encontrado com marcas de agressão pelo corpo.

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos