COVID-19: Governo anuncia prorrogação do decreto até 30 de junho

O governador Renan Filho anunciou na noite desta segunda (22) que o decreto com medidas restritivas visando ao combate do novo coronavírus foi prorrogado até o dia 30 de junho. Em tom de ‘apelo’, o chefe do Executivo disse que Alagoas está próximo de iniciar o distanciamento social controlado.

Renan Filho voltou a pedir a colaboração da sociedade e defendeu a necessidade de manutenção de três pilares visando ao ‘novo normal’: reforço nas medidas de higiene pessoal, afastamento de terceiros, além do uso obrigatório da máscara. Com essas medidas, o gestor acredita que haverá redução no número de contaminados e, consequentemente, na ocupação de leitos de UTI e intermediários. “Desta maneira evitaremos o colapso e perderemos o menor número de vidas, é para isto que estamos todo trabalhando”.

A validade do novo decreto também será adotada pela Prefeitura de Maceió, segundo informou o governador. O novo decreto prevê a retomada de alguns setores a partir de julho, de forma gradual, como já foi anunciado anterior pelo governo por meio de protocolo. O documento será publicado na edição desta terça do Diário Oficial do Estado (DOE).

Eixos

O novo decreto traz no capítulo V, artigos 12, as fases de Distanciamento Social Controlado. Serão cinco fases classificadas pelas cores vermelha (fase atual), laranja, amarela, azul e verde, utilizando três eixos estratégicos, que servirão como critérios de evolução ou involução paras as fases citadas.

O primeiro eixo estratégico diz respeito à Capacidade Hospitalar Instalada, ou seja, a ocupação de leitos exclusivos para Covid-19, com três indicadores: taxa de ocupação de leitos com respiradores, taxa de ocupação de leitos geral e quantidade de leitos com respiradores por 100 mil habitantes.

O segundo eixo estratégico trata da Evolução Epidemiológica no estado, com dois indicadores: óbitos por semana epidemiológica (total de óbitos confirmados somados aos óbitos em investigação por Covid-19 ocorridos naquela semana) e taxa de letalidade. Por último, o terceiro eixo estratégico trata da Evolução da Covid-19 em Alagoas, cujo indicador será a razão de casos ativos por casos recuperados.

O Decreto traz ainda, em anexo, todos os setores que terão seu funcionamento autorizado em cada fase mencionada.

 

 

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos