Ainda sem confirmação, Governo prevê flexibilização a partir de 1º de julho

Márcio Ferreira

Governo divulga matriz de risco que orientará distanciamento social controlado em Alagoas

O governador de Alagoas condicionou o início do distanciamento social controlado à manutenção na queda dos números de casos de óbitos e de infectados pelo novo coronavírus no Estado. Durante entrevista coletiva concedida à imprensa, Renan Filho afirmou que acredita em uma reabertura dos setores no próximo dia 1° de julho.

De acordo com o chefe do executivo estadual, durante apresentação da Matriz de Risco em Alagoas, as condições para as mudanças de protocolos de flexibilização são a capacidade hospitalar das redes pública e privada, evolução do número de óbitos e taxa de infecções durante a semana epidemiológica, que se estende de domingo a sábado de todas as semanas.

As bandeiras de transição de fase terão as cores vermelha (atual), laranja, amarela, azul e verde e suas transições serão efetuadas de acordo com a involução da doença no Estado, em média a cada 15 dias, caso não haja necessidade de revisão.

“A matriz de risco é composta por três dimensões estratégicas, capacidade hospitalar, evolução de óbitos por semana e taxa de infecções. As bandeiras de transição de fase têm indicadores com classificação de risco com relação a última semana epidemiológica fechada”, disse Renan.

Em compensação, o governador de Alagoas não garantiu a certeza de reabertura do comércio já no dia 1°, limitando-se a responder ainda baseado em suposições.

“Eu acredito na reabertura já a partir do dia 1° de julho, mas ainda não há certeza. Há a tendência para que isso aconteça pois estamos sentindo o distanciamento em Maceió devido a redução das demandas nas UPAs, nas redes privada e pública, bem como leitos de UTI que ainda não estão tão pressionados. Mas tudo será devidamente avaliado ao final desta semana epidemiológica”, explicou.

FISCALIZAÇÃO EM BAIRROS

Perguntado sobre a fiscalização nos bairros do Benedito Bentes e Jacintinho, que têm registrado altos índices de infecção pelo coronavírus e também têm sido alguns dos bairros que registram flagrantes desobediências ao decreto emergencial do próprio Governo Estadual, Renan Filho afirmou apenas que Alagoas registra um dos maiores distanciamentos sociais do país.

“Alagoas mantém um dos maiores distanciamentos sociais do Brasil. Iremos intensificar as fiscalizações em Maceió para que a redução epidemiológica se acentue”, respondeu.

ISOLAMENTO IÔIÔ

Renan Filho também fez questão de salientar que mesmo a liberação de alguns segmentos, com base no protocolo sanitário e na matriz de risco, não assegura que este permanecerá aberto, caso haja aumento significativo nos número de casos x redução de leito. Segundo o gestor, tudo será analisado sistematicamente. Logo, na avaliação do governador, e com base na matriz apresentada, algumas cidades podem ser liberadas para adotar o distanciamento controlado, enquanto outras permanecerão em isolamento social, o que será definido após análise dos parâmetros.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos