Governo autoriza abertura de lojas, salões de beleza e templos em Maceió

O decreto de emergência será mantido, pelos próximos 15 dias no restante do Estado

Renan Filho

O Governo de Alagoas anunciou nesta terça-feira, 30, a tão esperada flexibilização das medidas de isolamento social devido a pandemia do novo Coronavírus, que está sendo chamada de distanciamento social controlado. Em coletiva virtual nesta tarde, o governador Renan Filho (MDB) informou que a capital alagoana terá algumas atividades, consideradas não essenciais, restabelecidas, a partir do dia 03 de julho, quando finda o decreto de emergência do município.

Com isso, voltarão a funcionar as lojas de rua com até 400 metros quadrados; salões de beleza e barbearias, com 50% da capacidade e com hora marcada; além de igrejas e templos, com até 30% de sua capacidade. Bares, restaurantes, shopping centers e galerias continuarão fechados, aguardando nova fase da flexibilização.

Ainda de acordo com o governador, o decreto de emergência será renovado pelos próximos 15 dias para as demais cidades de Alagoas. A justificativa do governo é que somente a capital apresentou dados de evolução no combate à pandemia, tanto no número de ocupação hospitalar, quanto no número de mortes por Covid-19, que reduziu 46%.

No interior, a bandeira continua vermelha. A ideia é dar mais tempo para que as cidades se consolidem com uma tendência de queda. Além de reforçar as medidas de isolamento e fiscalizações, o governo pretende ampliar a oferta de leitos e serviços, a exemplo da Unidade de Emergência do Agreste, que receberá novos leitos de UTI, nos próximos dias.

O governador enfatizou, no entanto, que se houver retrocesso na capital, fará o caminho inverso. “Do mesmo modo que estamos avançando para viver o novo normal, o estado poderá voltar atrás e adotar novas medidas para combater o coronavírus”, disse.

Fiscalizações

Questionado sobre a eficácia das fiscalizações no Estado, Renan Filho disse que acredita que este seja o grande complicador da pandemia. O emedebista acredita que a culpa é da politização, que dividiu a sociedade.  Apesar disto, ele destaca que o nível de isolamento no estado é maior que na maioria dos estados.

As forças de segurança pública manterão as fiscalizações, tanto na capital, quanto no interior do estado, impedindo aglomerações e observando o uso obrigatório das máscaras.

Protocolos Sanitários

Salão de beleza e barbearia

  • Atendimento exclusivamente mediante agendamento, com intervalo de 30 minutos
  • Quadro de funcionários reduzido em 50%;

Lojas e estabelecimentos de rua

  • Uso de provadores proibidos

Igrejas, templos e demais instituições religiosas

  • Bancos de uso coletivo devem ser reorganizados e demarcados de forma a garantir que as pessoas se acomodem nos locais indicados e mantenham o afastamento mínimo de 1,5m umas das outras, desde que não pertençam ao mesmo grupo social ou familiar
  • Dispensadores de água benta ou outro elemento de consagração de uso coletivo devem ser bloqueados

Leia Mais:

Entenda o que é Matriz de Risco

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos