FERJ fala em ‘questões temporais’ e indica jogos do Campeonato Carioca sem público

Mailson Santana / Fluminense FC

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) pronunciou-se sobre a possibilidade dos jogos do Campeonato Carioca contarem com a presença de público a partir do dia 10 de julho. De acordo com a entidade, é necessário realizar debates aprofundados sobre o tema, incluindo diversas instituições que estão diretamente envolvidas nas partidas.

Apesar de deixar claro que ainda não consegue chegar a uma conclusão sobre a viabilidade de torcedores nos estádios, a FERJ sugere que haja discussões com a presença de representantes de setores como o de Transporte Público, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além da participação de Secretarias de Saúde.

Na última sexta-feira, a Prefeitura do Rio de Janeiro publicou através do Diário Oficial a autorização da volta do público aos estádios de futebol a partir do dia 10 de julho.  Segundo a medida, os estádios vão poder receber 1/3 de sua capacidade, com distanciamento de 4m² por pessoa e vendas online de ingressos.

Veja a nota da FERJ na íntegra:

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro teve ciência da fase 3 de flexibilização do Governo Municipal referente às medidas restritivas e, no momento, ainda não dispõe de dados em que possa se basear para opinar sobre a viabilidade imediata da realização de jogos de futebol com a presença de público.

Entende que em algum momento, embora ainda não definido na prática, tal situação deverá vir a se concretizar e para tanto torna-se fundamental um debate, em razão da complexidade do tema, em que possam ser analisadas as diversas variáveis que fazem parte das operações de jogo, com a participação das várias instituições envolvidas no evento (Transporte Público, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Controle Urbano, Secretarias de Saúde, dentre outras…).

E não apenas clubes, federação e estádios, de modo à elaboração de um protocolo e planejamento de ações e contingências com os objetivos de segurança à saúde individual e coletiva, prevenção e combate à disseminação da Covid-19.

Nesta data, a FERJ tem agendada uma reunião preliminar com os médicos dos clubes e representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Sub-Secretaria de Vigilância Sanitária para ouvir desses órgãos subsídios que permitam estudos, na área médica, para que sejam delineadas as diretrizes que possam ser viabilizadas e seguidas quando forem necessárias.

Por questões temporais, face à proximidade do término das partidas do Campeonato Carioca, as conclusões do estudo devem contemplar as competições nacionais, motivo pelo qual a inclusão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nos debates torna-se fundamental.

Fonte: FOX Sports

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos