Contra flexibilização, comitê científico recomenda lockdown em Maceió

Arquivo / Alagoas 24 Horas

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomenda aos Estados da região que, ao invés de promoverem uma flexibilização do isolamento social, recomenda o lockdown (isolamento total) para combater o avanço do coronavírus em alguns pontos da região, como em Maceió.

A capital alagoana começou hoje a sua primeira fase flexibilização após três meses de quarentena. Porém, segundo o comitê científico, há um risco de “efeito bumerangue” para a cidade.

O documento elaborado pelo comitê toma como base o Estado como um todo e mostra curva crescente dos casos e óbitos em Alagoas e uma taxa de ocupação de UTI maior que 80% em Maceió. O estudo leva em consideração o crescimento da doença no interior.

“Como na maioria dos estados nordestinos, Alagoas está começando a sofrer com as consequências do “efeito bumerangue”. Desta forma, devido a alta taxa de ocupação de leitos de UTI, verificada nos últimos dias, este Comitê recomenda o lockdown da cidade de Maceió, que deveria incluir barreiras sanitárias e controle de tráfego de carros particulares e ônibus intermunicipais pelas principais rodovias que deixam a capital em direção ao interior do estado”, apontou o estudo.

Esta situação, de acordo com o comitê, se dá pela interiorização da doença, o que faz com que os pacientes procurem a rede pública de saúde da capital.

“Apesar de ter apresentado um crescimento bem menor de casos, e de óbitos, nos últimos 14 dias, Maceió ultrapassou há vários dias o limite de ocupação máxima de leitos de UTI preconizado por este comitê (80%). Informações preliminares indicam que uma fração importante destas internações são de pacientes vindo do interior do estado. Assim, dado o iminente risco de Maceió sofrer um grande acúmulo de casos provenientes do interior, este comitê recomenda a decretação de um lockdown na cidade, que incluiria o controle das rodovias que se dirigem ao interior do estado, ou a outros estados nordestinos (BR-101). Baseado em nossa análise de risco, não vemos a possibilidade de nenhuma flexibilização ser implementada, nem no interior, nem na capital de Alagoas neste momento”, reforça o comitê.

Entretanto, segundo os números divulgados pelo Governo do Estado, Maceió registrou uma queda de 46% de infectados e óbitos, o que proporcionou ao governo dar início à fase laranja do Distanciamento Social Controlado.

A partir de hoje, salões de beleza e barbearias, templos e igrejas, além de estabelecimentos a partir de 400 m² poderão retomar seus funcionamentos cumprindo protocolos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos