‘Não era uma filmagem, era uma forma de agressão’, diz chefe da Vigilância Sanitária ofendido por casal

G1

O superintendente de Inovação, Pesquisa e Educação em Vigilância Sanitária, Fiscalização e Controle de Zoonoses da Prefeitura do Rio de Janeiro, Flávio Graça, se impressionou com a repercussão de uma das fiscalizações do setor onde trabalha, após imagens dele sendo ofendido por um casal serem exibidas no Fantástico do último domingo (5).

Segundo ele, as ofensas durante o trabalho não são incomuns e fazem parte do cotidiano de quem tenta fazer com que as regras que determinam o distanciamento social e limpeza dos estabelecimentos sejam cumpridas.

“As pessoas começaram a proferir palavras agressivas, xingamentos, palavras de baixo calão. Aí pegaram o celulares e colocaram apontando diretamente para o rosto dos fiscais, a cinco ou dez centímetros do rosto. Não era uma filmagem, era uma forma de agressão”, explicou Graça.

Neste fim de semana, Graça foi ofendido por um casal durante uma fiscalização. “Cidadão não, engenheiro civil, formado, melhor do que você”, disse uma das frequentadoras de um restaurante na Rua Olegário Maciel, na Barra da Tijuca, fechado pelos fiscais.

Ocupando o cargo de superintendente desde 2017, Flávio disse que não se ofendeu com a fala.

“Qualquer xingamento contra a minha pessoa, contra a minha família ou uma tentativa de diminuir não me atinge, em nenhum momento, a minha integridade. É tão pequeno que não havia a necessidade de retrucar”, explicou o fiscal.

Flávio é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e tem doutorado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Ele já atuou como coordenador de cursos de pós-graduação.

A Prefeitura do Rio interditou cinco bares e aplicou 132 multas no primeiro fim de semana de reabertura de bares e restaurantes após as medidas de isolamento social por causa da pandemia.

Segundo ele, o problema na fiscalização na noite que aconteceu no sábado (4) na Barra foi quando ele fez um registro da porta do restaurante, lotada e com aglomeração de pessoas, para a comprovação da denúncia.

“Assim que chegamos ao local e comprovamos a aglomeração, eu filmei a porta porque a gente sempre guarda uma imagem para qualquer tipo de questionamento. Alguns clientes se levantaram e vieram contra mim, dizendo que não autorizavam a imagem. Eu disse que não estava filmando, a imagem era só para comprovar o descumprimento da norma. Aí vieram três proprietários, dois deles bastante alterados, e os clientes também, que nos rodearam”, destacou o superintendente.

De acordo com Flávio, uma parte da equipe ficou na porta e o resto entrou para comprovar se havia alguma irregularidade dentro do estabelecimento. A entrada dos fiscais não diminuiu as ofensas do lado de fora.

A cena que gerou repercussão aconteceu a partir daí, quando ele advertiu o homem.

“Aí eu falei: ‘Então você se contenha, cidadão’. Na hora que eu falei cidadão, as pessoas ficaram ofendidas. Ali eles demonstraram uma ignorância. Porque cidadão é tudo o que a gente esperava que eles fossem e eles não eram”, ressaltou o superintendente.

A fiscalização durante o fim de semana aconteceu com o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal. A necessidade de apoio foi verificada na fiscalização de sexta (3).

Segundo o superintendente, os fiscais são treinados para não responderem a provocações e, quando isto acontece, geralmente indica que há uma irregularidade.

“A gente faz um trabalho técnico e também psicológico com os fiscais, advertindo que, nas nossas inspeções, vão ter pessoas que tentam desviar o foco, principalmente quando estão erradas, na tentativa de fazer com que você desça o nível. E se o fiscal cai, ele desvia o foco”, explicou.

Além do problema de aglomeração, os fiscais encontraram problemas relacionados a limpeza e venda de produtos fora da validade.

“Carnes fora da validade que estavam sendo vendidas. Aquelas pessoas que nos agrediram estavam consumindo carne vencida e pagando por isso”, finalizou Flávio Graça.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos