Guarda voluntário confessa ser autor de incêndio na Catedral de Nantes

Homem confessou o crime. Vitrais e órgão foram destruídos pelas chamas. Ninguém ficou ferido.

Catedral de Nantes teve órgão, vitral e outros equipamentos destruídos em incêndio — Foto: Stephane Mahe/Reuters

Um homem de 39 anos que trabalhava como guarda voluntário da Catedral de São Pedro e São Paulo em Nantes, na França, confessou ter sido o autor do incêndio que atingiu o local, informou neste domingo (26) o jornal “Le Monde”.

O promotor Pierre Sennès afirmou ao jornal que homem admitiu o crime em um depoimento no sábado (25) depois de ter negado a participação no primeiro depoimento.

O advogado Quentin Chabert disse ao “Le Monde” que seu cliente – um refugiado ruandês que não teve a identidade revelada – se arrependeu e que está colaborando com as investigações.

O incêndio aconteceu no dia 18 e foi rapidamente controlado. Ninguém ficou ferido. Vitrais do século XVI e o órgão foram destruídos. Uma fumaça preta foi vista saindo entre as suas torres, mas não chegou a atingir o telhado da construção que tem estilo gótico.

O padre François Renaud, que é o administrador diocesano, que chegou a entrar com os bombeiros na catedral depois do incêndio afirmou que a destruição não se assemelha à da Notre Dame de Paris, que foi consumida pelas chamas em abril de 2019, mas que a perda do órgão é “inestimável”.

Essa não é a primeira vez que a Catedral de Nantes é atingida por um incêndio. Em 1972, o telhado da igreja, construída entre os séculos XV e XIX, ficou destruído. Os trabalhos de reparação duraram 13 anos.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos