Segunda onda de coronavírus na Ásia provoca novos isolamentos

Hong Kong, Japão, China, Vietnã estão registrando alta no número número de casos de Covid-19. Indonésia ultrapassou a China com o maior número de casos e mortes no leste asiático.

Países de toda a Ásia estão enfrentando uma segunda onda de infecções do novo coronavírus e voltando a se fechar para tentar conter a doença, segundo a Reuters. Hong Kong voltou a impor restrições e o Vietnã isolou a cidade de Danang.

Vietnã
A cidade de Danang, recebe turistas locais em suas praias e restaurantes desde que o Vietnã suspendeu o confinamento, foi isolada. Nesta segunda (27), foram registrados 11 novos casos de transmissão local todos ligados a um hospital.

Depois que o vírus surgiu na vizinha China, em dezembro de 2019, as autoridades do país fecharam rapidamente as suas fronteiras. Um confinamento e um sistema de rastreamento rigorosos foram colocados em prática.

China
A China continental está combatendo o ressurgimento de Covid-19 mais agressivo em meses e confirmou 57 casos novos transmitidos localmente no domingo (26), o nível mais alto desde o início de março e uma decorrência das infecções novas de Xinjiang, região do extremo oeste chinês.

No nordeste, a província de Liaoning relatou um quinto dia seguido de infecções novas, e a província de Jilin relatou dois casos novos, seus primeiros desde o final de maio.

Hong Kong
Hong Kong anunciou novas restrições nesta segunda-feira, entre elas a proibição de reuniões com mais de duas pessoas, o fechamento de restaurantes e a obrigatoriedade do uso de máscaras fora de casa, noticiou a mídia local.

As medidas, que entrarão em vigor na quarta-feira, representam a primeira vez em que a cidade proíbe completamente as refeições em restaurantes.

Japão
No Japão, o governo disse que fará um apelo aos líderes empresariais para intensificarem as medidas antivírus, como turnos escalonados, e que almeja ver as taxas de trabalho remoto alcançadas durante um estado de emergência anterior.

Indonésia
A Indonésia superou a marca de 100 mil casos nesta segunda-feira. O país ultrapassou a China com o maior número de casos e mortes no leste asiático.

Coreias
No fim de semana, a mídia estatal da Coreia do Norte noticiou que a cidade fronteiriça de Kaesong está em isolamento desde que uma pessoa que desertou para a Coreia do Sul três anos atrás voltou neste mês com sintomas de Covid-19. A própria Coreia do Sul já relatou mais de 14 mil casos e 298 óbitos relacionados com a pandemia.

Filipinas
Nas Filipinas, o presidente, Rodrigo Duterte, se concentrou na Covid-19 e na economia em seu pronunciamento nacional do Estado da Nação nesta segunda-feira.

Índia
Embora a maior parte da Ásia esteja readotando isolamentos e outros limites à circulação, a Índia continua afrouxando as restrições, apesar de um aumento persistente de infecções – o país tem um total de 1,4 milhão de casos, só ficando atrás dos Estados Unidos e do Brasil.

Mais de 16,13 milhões de pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus em todo o mundo e 644.836 morreram, de acordo com uma contagem da Reuters.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos