Mil agentes das forças de segurança caçam membros do PCC que atuam em Alagoas

As forças de segurança do Estado, com participação do Ministério Público e Polícia Federal, realizam uma operação conjunta nesta terça (28) contra integrantes da organização criminosa conhecida como Primeiro Comando da Capital (PCC), surgido originalmente nos presídios de São Paulo. A ação acontece em todo país e é coordenada pelo Ministério da Justiça.

Na prática, duas operações ocorrem simultaneamente, a Flashback II e a Njord, realizada pela Polícia Federal. Na primeira, estão sendo cumpridos mandados em Alagoas, Pernambuco, Sergipe Ceará, Bahia, Paraíba, Piauí, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Participaram do cumprimento dos mandados, os Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECOs), as Polícias Civis e Militares, e as Secretarias de Ressocialização dos estados envolvidos. A operação nacional teve o apoio imprescindível da 17ª Vara Criminal de Maceió, que deferiu a expedição dos mandados judiciais.

As forças integradas cumprem 212 mandados de busca e apreensão, e de prisão, distribuídos em 71 municípios, localizados em quatro regiões brasileiras. O propósito é de desarticular a nova composição da facção que tem base no Mato Grosso do Sul, de onde saem ordens de justiçamento para todo Brasil.

A região Nordeste é a que concentra o maior número de ações da operação, contabilizando oito estados e 179 mandados judiciais expedidos. Alagoas e Ceará ficam em evidência entre os estados.   As ações em Alagoas ocorrem em Maceió, que concentra o maior número de alvos, ao todo 73, e outros 10 municípios, totalizando 98 cumprimentos de mandados judiciais pelos agentes públicos.

NJORD

Já a Polícia Federal busca o cumprimento a 39 mandados de prisão e 25 de busca e apreensão em Maceió, São Paulo e em cidades do Mato Grosso do Sul e Paraná, visando desarticular um ramo do PCC que remetia drogas a Alagoas.

Durante os três meses de investigação, não foram poucas as provas produzidas que materializam os crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas cometidos pelos investigados. Neste mesmo espaço de tempo, os policiais federais conseguiram realizar quatro prisões em flagrante delito de cinco dos investigados por tráfico de drogas, sendo duas delas nesta Capital e duas no Estado do Mato Grosso do Sul, nas que foram apreendidas quase meia tonelada de droga.

Até o momento, foram cumpridos 29 mandados de prisão e 22 mandados de busca e apreensão sendo 11 em Maceió, sete em São Paulo, um em Almirante Tamandaré, um em Itabirito/MG e dois em Dourados/MS. Foram realizados também bloqueios judiciais em quatro contas bancárias utilizadas pela organização criminosa investigada para receber o dinheiro do tráfico de drogas.

Efetivo mobilizado

Para garantir o cumprimento de todos os mandados de prisão,  aproximadamente 1000 policiais federais, civis e militares de todos os estados onde a facção foi pontuada, foram envolvidos. Em Alagoas, pela Polícia Militar, participaram da operação guarnições do: Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Radiopatrulha (BPRp), Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia de Guardas (BPGd), os 1º, 2º, 3º, 4°, 5º, 6º e 8° Batalhões e as 1ª, 3ª e 4ª Companhias Independentes (CIA); pela Polícia Civil, equipes da Asfixia, do Tático Integrado de Grupos de Resgate Especiais (TIGRE), Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) e da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic), o Grupamento Aéreo da Secretaria da Segurança Pública e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) .

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos