Trump diz que vai banir TikTok nos Estados Unidos

Reprodução / CNN Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na madrugada deste sábado (01) que proibirá o TikTok de operar nos no país, rejeitando um possível acordo para a Microsoft comprar o aplicativo.

“Com relação ao TikTok, vamos bani-lo dos Estados Unidos”, disse Trump a repórteres a bordo do avião presidencial Air Force One.

Trump disse que poderia usar poderes econômicos de emergência ou uma ordem executiva. Não ficou claro imediatamente como seria essa ordem. “Bem, eu tenho essa autoridade”, disse ele.

No início da sexta-feira, as pessoas que trabalhavam no assunto dentro do governo Trump esperavam que o presidente assinasse uma ordem para forçar a ByteDance, chinesa dona do TikTok, a vender as operações do aplicativo nos EUA, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto.

O governo dos EUA está realizando uma revisão de segurança nacional do TikTok e está se preparando para fazer uma recomendação política a Trump, disse o secretário do Tesouro Steven Mnuchin a repórteres nesta semana na Casa Branca.

A ByteDance está considerando mudanças em sua estrutura corporativa e, segundo informações, já estava estudando a possibilidade de vender uma participação majoritária na TikTok.

MICROSOFT NA BRIGA?

De acordo com o New York Times, a Microsoft está em negociando a compra do TikTok. Trump rejeitou a ideia de um possível acordo que satisfaça as preocupações de segurança nacional.

Os críticos do TikTok temem que os dados que coletam sobre seus usuários nos EUA possam acabar nas mãos do governo chinês, embora o TikTok tenha dito que armazena seus dados fora da China e que resistiria a qualquer tentativa de Pequim de capturar as informações.

Especialistas em segurança cibernética disseram que o risco potencial do TikTok para a segurança nacional é amplamente teórico e que não há evidências que os dados do usuário do TikTok foram comprometidos pela inteligência chinesa.

Fonte: CNN Brasil

Veja Mais

Irã envia dezenas de drones para atacar Israel

Autoridades israelenses consideravam que ataque iraniano era iminente depois que o governo do Irã prometeu responder ao bombardeio israelense na embaixada do Irã na Síria, que matou comandantes da Guarda Revolucionária.

Deixe um comentário

Vídeos