Pandemia fez crescer em quase 32% reclamações contra banda larga fixa, informa Anatel

Segundo agência, alta no 1º semestre está relacionada às medidas de isolamento social que aumentaram o uso de internet residencial. Em relação ao 2º semestre de 2019 alta foi de 39,8%.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou um aumento de 31,8% no número de reclamações em relação ao serviço de banda larga fixa no primeiro semestre de 2020, na comparação com o mesmo período de 2019. Na comparação com o segundo semestre de 2019, as reclamações aumentaram 39,8%.

Segundo a agência, o aumento deve-se, principalmente, ao aumento da demanda por internet fixa em razão das medidas de isolamento social durante a pandemia da Covid-19.

“Em geral, na banda larga fixa, cresceram as reclamações quanto à qualidade, o que pôde ser percebido a partir de março, quando as medidas de isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19 entraram em vigor e o uso da internet nas residências teve aumento considerável”, informou a agência.

O serviço foi o segundo mais reclamado, com 393.893 registros. O mais reclamado foi o de telefonia celular pós-paga, com 497.174 registros pela Anatel.

No primeiro semestre a Anatel registou 1,52 milhão de reclamações relacionadas aos serviços de telecomunicações, uma queda de 2% em relação ao primeiro semestre do ano passado e um aumento de 6,6% em relação ao segundo semestre de 2019.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou um aumento de 31,8% no número de reclamações em relação ao serviço de banda larga fixa no primeiro semestre de 2020, na comparação com o mesmo período de 2019. Na comparação com o segundo semestre de 2019, as reclamações aumentaram 39,8%.

Segundo a agência, o aumento deve-se, principalmente, ao aumento da demanda por internet fixa em razão das medidas de isolamento social durante a pandemia da Covid-19.

“Em geral, na banda larga fixa, cresceram as reclamações quanto à qualidade, o que pôde ser percebido a partir de março, quando as medidas de isolamento social em decorrência da pandemia da Covid-19 entraram em vigor e o uso da internet nas residências teve aumento considerável”, informou a agência.

O serviço foi o segundo mais reclamado, com 393.893 registros. O mais reclamado foi o de telefonia celular pós-paga, com 497.174 registros pela Anatel.

No primeiro semestre a Anatel registou 1,52 milhão de reclamações relacionadas aos serviços de telecomunicações, uma queda de 2% em relação ao primeiro semestre do ano passado e um aumento de 6,6% em relação ao segundo semestre de 2019.

Fonte: G1

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