Em prisão domiciliar, ex-presidente colombiano Uribe é diagnosticado com Covid-19

Álvaro Uribe fala a jornalistas após sessão privada na Suprema Corte de Justiça, em Bogotá, em 8 de outubro de 2019 — Foto: Reuters/Luisa Gonzalez

Um dia depois de ter sua prisão domiciliar decretada pela Suprema Corte da Colômbia, o ex-presidente e atual senador Álvaro Uribe recebeu um diagnóstico positivo de Covid-19.

Ele está assintomático e receberá tratamento em casa, sem precisar de hospitalização.

Ele está em sua casa de campo na província de Córdoba, e teria sido contaminado por funcionários que estavam doentes sem saber, segundo a imprensa colombiana.

“A privação de minha liberdade me causa profunda tristeza por minha esposa, minha família e pelos colombianos que ainda acreditam que eu fiz algo de bom pelo país”, escreveu Uribe no Twitter na terça-feira, ao ser informado que a Suprema Corte havia determinado sua detenção, mas antes de saber que poderia cumprir prisão domiciliar.

Acusações

O ex-presidente de direita é investigado por manipular testemunhas na qualidade de senador, o que poderia levá-lo a julgamento por dois crimes relacionados (suborno e fraude processual) e punidos com cerca de oito anos de prisão.

Uribe havia sido interrogado pelos juízes em 9 de outubro.

O ex-presidente acabou envolvido em uma guinada inesperada da justiça, de acordo com a agência Frace Presse.

Em 2012, Uribe apresentou uma denúncia contra o senador de esquerda Iván Cepeda por um suposto complô contra ele, apoiado em falsos testemunhos.

Uribe afirma que Cepeda – um de seus maiores adversários políticos e testemunha em seu processo – contatou ex-paramilitares para que o envolvessem em atividades criminosas dos grupos de ultradireita que combateram implacavelmente as guerrilhas esquerdistas.

Mas a corte se absteve de denunciar Cepeda e decidiu abrir em 2018 uma investigação contra o ex-presidente pela mesma suspeita: manipulação de testemunhas contra seu adversário.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos