Filha de Vanusa tenta conseguir dinheiro para comprar casa e tirar mãe com alzheimer de clínica

Reprodução

Vanusa e Aretha posam juntas após anos afastadas

Há duas semanas, a cantora e ex-apresentadora mirim Aretha Marcos, filha de Vanusa com o cantor Antônio Marcos (pai também da atriz Paloma Duarte), pediu ajuda financeira nas redes sociais para comprar uma casa. Aos 46 anos, ela vive há três, sozinha e isolada, numa casinha simples, de colono e alugada, localizada numa vila dentro de uma fazenda de propriedade dos pais da atriz Helena Ranaldi, em Piracaia, no interior de São Paulo. Ao EXTRA, Aretha contou que sonha em ter um terreno para construir dois imóveis, uma para ela e outra para mãe, que está internada numa clínica desde 2017 com Alzheimer, e também quer disponibilizar espaço para outras famílias construírem moradias.

“Quero comprar um terreno que eu possa também disponibilizar terras para outras pessoas construírem suas casas. Se eu conseguir arrecadar uns R$ 150 mil já é o suficiente para comprar o terreno e levantar minha casa. A primeira casa que eu sei que vou levantar vai ser a da minha irmã, para morar eu, ela e minha mãe”, conta.

A artista explica que pretende construir também um chalé no mesmo terreno para cuidar da mãe, um dos sucessos da Jovem Guarda. “Não quero que minha mãe fique numa clínica para sempre. O Alzheimer é uma doença muto difícil. Como eu vivo hoje, não tenho como trazê-la de lá. A condição dela exige um cuidado maior, e eu vivo só. Então, se eu e minha irmã estivermos perto uma da outra, a gente reversa e cuida dela”.

‘Minha mãe perdeu o cogntivo’

Segundo Aretha, a mãe perdeu a capacidade de raciocínio e não a reconhece mais. “Minha mãe não tem mais cognitivo (que significa a perda da memória e dificuldade de raciocinar. Ela assistiu a minha reportagem na TV (falando da campanha para a casa própria) e não entendeu nada. Não tem mais como conversar com ela. Minha mãe se tornou uma criança, que às vezes fica brava. Ela merece uma vida maravilhosa. Não interessa que ela não saiba que eu sou a filha dela. Eu sei que ela é minha mãe”.

Desde que lançou a campanha pedindo ajuda financeira na internet, Aretha conseguiu algumas doações. A maior dela veio do pai de um dos seus dois filhos (Mel, de 23 anos, e Uriel, de 11). Ela conta que escolheu morar na fazenda após se encantar com o lugar, que tem uma grande cena cultural além do contato com a natureza. “Minha casa tem dois quartos, mas é casinha de boneca, de tão minúscula. O chão era de barro. O gramado, o jardim, o cactos, tudo fui eu que fiz”, diz.

‘Vivo dos direitos autorais do meu pai’

Aretha aprendeu a trabalhar como marcenaria e tem feitos banquinhos de oração de madeiras e as molduras e telas para os quadros que ela exibe pela casa e que pretende colocá-los numa exposição virtual. “Divulgo esses trabalhos num grupo de amigos, e se alguém encomenda, eu vendo, mas eu tenho mais é dado de presente mesmo”, diz ela, que tem se dedicado mais à escrita e disponibilizado os textos na internet. “Ainda não tem entrado dinheiro das coisas que eu faço. Vivo dos direitos autorais do meu pai”, revela.

Distúrbio psíquico e depressão

Ela explica que por anos optou pelo isolamento e passou por muitos momentos difíceis. “Todas as coisas mais sérias que um ser humano possa ter passado, eu passei. No nível mais grave, de distúrbio psíquico, depressão… Passei sozinha e me curei, através de um processo de autocura e de estudos. Por incrível que pareça, por mais desequilibrada psiquicamente que eu estava, havia um conselho espiritual comigo o tempo inteiro, e eu busquei a minha autocura, com jejum de 21 dias, tomando só água. Psiquicamente, estou curada. Nunca me senti tão feliz e plena na minha vida”.

Irmã do empresário Rafael Vanucci, que venceu o reality show “Casa dos Artistas”, em 2002, Aretha diz que quer continuar se dedicando à escrita, mas não descarta voltar a cantar, gravar e fazer shows. “Hoje o que eu tenho de projeto, de sonho, é a escrita. Quero emplacar essas histórias que eu estou escrevendo. Tenho 39 histórias e uma trilogia que ancora uma decodificação do que seria a espiritualidade cósmica. Esse é o único projeto que eu tenho, mas tenho composições inéditas de músicas que eu mesma escrevi e estou aberta para o novo”.

Fonte: Extra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos