Visitas em cemitérios seguem suspensas, alerta Prefeitura

Medida está prevista em decreto para evitar aglomerações

Cemitério Nossa Senhora da Piedade, no Prado. Foto: Secom Maceió/ arquivo

Com a proximidade do Dia dos Pais, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), reforça a continuidade da suspensão da entrada de pessoas nos cemitérios públicos e privados da capital para a realização de visitas.

A suspensão ocorreu em abril, e segue prevista no último decreto, publicado em 31 de julho, no Diário Oficial do Município (DOM), como uma das medidas de combate e prevenção à pandemia de Covid-19.

Titular da Sudes, Gustavo Acioli Torres explica que as visitas continuam suspensas, mesmo com a flexibilização de algumas atividades na capital, tanto para cemitérios públicos quanto privados, pois impacta diretamente nas medidas de combate à pandemia.

“É importante relembrar a população. Sabemos que em datas comemorativas, a exemplo do Dia dos Pais, as pessoas querem prestar homenagens aos seus entes queridos. Mas neste momento também devem se preocupar com a preservação das vidas, evitando aglomerações, pois infelizmente ainda estamos em pandemia”, frisou Torres.

Enquanto perdurar a situação de calamidade em saúde pública, a entrada nos cemitérios é restrita a 10 pessoas, no máximo, autorizadas para participar de velórios e enterros. Os sepultamentos devem ter a duração máxima de uma hora, com o caixão fechado. Idosos com mais de 60 anos, pessoas com doenças crônicas ou suspeitas de ter contraído o novo coronavírus não devem comparecer aos cemitérios.

As atividades administrativas dos cemitérios continuam funcionando normalmente, sendo a administração de cada unidade corresponsável pela fiscalização do cumprimento das determinações. Caso contrário, em descumprimento, podem ser submetidas às sanções previstas legalmente.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos